Ex-alunos de escolas particulares poderão se inscrever no Prouni

Publicado em 07/12/2021 - 12:16 Por Monyke Castilho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estudantes que cursaram o ensino médio em instituições particulares e pagaram a mensalidade completa ou receberam bolsa parcial, poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). A medida começou a valer nesta terça-feira e traz ainda outras mudanças no programa que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades privadas. Uma delas é a distinção entre as vagas ofertadas a negros, povos indígenas e pessoas com deficiência. Antes essa reserva era de forma conjunta, ou seja, o estudante concorria dentro de uma cota única.

Também não será mais necessário apresentar documento que comprove a renda familiar mensal bruta per capita por estudante, ou a situação de deficiência; desde que essas informações estejam disponíveis em banco de dados governamentais. A ideia, segundo a Secretaria-Geral da Presidência, é desburocratizar o Prouni e aumentar o acesso ao ensino superior, diminuindo a ociosidade na ocupação de vagas na educação privada.

Já as instituições que descumprirem as obrigações assumidas no termo de adesão poderão ser penalizadas com suspensão. Porém, aquelas que foram punidas anteriormente com a desvinculação, passam a ter prevista a possibilidade de readmissão, desde que atendam às exigências do Programa.

O Prouni foi criado em 2004 e oferece bolsas de 50% a 100% de gratuidade em faculdades particulares a estudantes com renda familiar entre 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa. Podem participar do programa estudantes brasileiros que não possuam diploma em curso superior e que tenham prestado a última edição do Enem e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas. Vale lembrar que o candidato não pode ter tirado zero na redação.

Segundo o Ministério da Educação, foram ofertadas 134.329 bolsas integrais e 64.847 parciais no processo seletivo deste segundo semestre. Contando com a participação de 551.975 estudantes – 21% a mais que no ano de 2020.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo