Por Mônica Silveira, TV Globo


Ex-alunos criam aplicativo para ajudar estudantes a se preparar para o Enem

Ex-alunos criam aplicativo para ajudar estudantes a se preparar para o Enem

Um grupo formado por ex-alunos e uma estudante da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, decidiu criar uma ferramenta para ajudar alunos que estão estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A partir de um perfil no Instagram, onde eram compartilhados resumos com diversos assuntos escolares, foi criado um aplicativo, que, em pouco tempo, já impactou mais de 500 pessoas (veja vídeo acima).

A escola, que tem mais de 500 alunos, está deserta desde março, quando as aulas foram suspensas devido à pandemia. Os criadores do projeto, que moram na vizinhança, se conheceram na instituição de ensino.

A ideia começou há dois anos, quando Marcela Silva, atualmente estudante de Letras, decidiu compartilhar com os colegas, no Instagram, os resumos que fazia das disciplinas escolares na corrida para o vestibular.

Tudo era feito a mão, com cores diferentes para cada tópico e caligrafia bonita. Foi assim que surgiu o perfil Study Neo, que conta com mais de 11 mil seguidores na rede social.

"A gente sempre visou publicar resumos práticos, para ajudar como um apoio para esses estudantes que ainda estavam no ensino médio e queriam estudar para o Enem", afirmou.

Ela também oferecia dicas e um cronograma de estudos e viu o número de seguidores bombar ao longo do tempo. Cerca de 70% deles são alunos da rede pública de ensino.

Mesmo ingressando na faculdade, a estudante não desistiu de ajudar quem está na luta para entrar numa universidade. Tudo fluía, até que a pandemia esvaziou as escolas e tornou ainda mais incerto o futuro de quem ainda pleiteia uma vaga na faculdade.

Aplicativo Study Neo foi criado com base em resumos publicados no Instagram — Foto: Reprodução/TV Globo

Por causa disso, ela se juntou com outros colegas que também já estão na faculdade para criar um aplicativo, que foi disponibilizado de forma gratuita para celulares que funcionam com o sistema Android. O nome, Study Neo, foi o mesmo do perfil do Instagram.

"Atualmente, a gente conta com seis provas do Enem, então, basicamente, umas 600 ou 700 questões dentro do aplicativo e também temos resumos", disse Rafael Freire, estudante de engenharia mecânica que participa do projeto.

O grupo alimentou o Study Neo com questões que caíram nas provas do Enem dos últimos seis anos. Para Filipe Melo da Silva, estudante de Ciências da Computação, ainda há barreiras para o que o aplicativo pode oferecer.

"Está aumentando a demanda e precisamos expandir nosso sistema de armazenamento, por conta das questões, que estão aumentando. São coisas que vão demandar tanto financeiramente quanto tecnicamente da gente", explicou o jovem.

Além da dificuldade de manter o aplicativo funcionando, segundo o estudante de direito Julio Cesar Candido, que também faz parte do grupo, a intenção dos jovens é aumentar as funcionalidades da ferramenta.

"A gente pretende inserir novas funcionalidades no aplicativo, a gente está trabalhando agora nas videoaulas", declarou.

Estudantes criaram aplicativo para ajudar alunos que vão fazer o Enem — Foto: Reprodução/TV Globo

Kayllane Arruda é a única do grupo que ainda está no ensino médio. Ela faz o terceiro ano e, na pele de quem conta com essa ajuda para fazer bonito no vestibular, dá sugestões sobre os conteúdos publicados.

"Eu vou comentando com eles 'olha, a gente está sentindo tal necessidade'. Porque eu, como estudante da rede pública, conheço as necessidades, as dificuldades que a gente enfrenta", afirmou.

Marcela Silva, empreendedora por natureza, vai realizando também um desejo antigo. "Eu me sinto realizada, porque sempre sonhei em ser educadora e sinto que o que estou fazendo realmente está dando certo, está impactando a vida de centenas de pessoas", disse.

Coronavírus em Pernambuco

Com mais 601 casos e 26 mortes, PE soma 119.958 confirmações e 7.425 óbitos por Covid-19

Com mais 601 casos e 26 mortes, PE soma 119.958 confirmações e 7.425 óbitos por Covid-19

Pernambuco chegou, nesta terça-feira (25), a 119.958 casos de pessoas diagnosticadas com Covid-19, após 601 novas confirmações.

O estado também chegou a 7.425 mortes de pacientes que tiveram a doença do novo coronavírus. Foram mais 26 óbitos com resultado laboratorial positivo para a doença (veja vídeo acima).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você