Por G1 Santarém


O município de Santarém, no oeste do Pará, vai sediar durante os dias 27 e 28 de abril a 1ª Ação Popular da Educação do Campo dos povos das águas e das florestas do Baixo Amazonas. O evento é uma oportunidade de reunir diferentes sujeitos que lutam por uma educação do campo de qualidade social e de gestão popular na região, e integra três ações: Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e Certificação do Programa Escola da Terra.

O Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) reúne movimentos sociais, organizações sindicais, entidades da sociedade civil, universidades e instituições governamentais e tem como objetivo mobilizar toda a região do Baixo Amazonas para discutir problemáticas inerentes ao território rural, informações do banco de dados elaborado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo.

Durante a plenária do Fórum de Educação do Campo do Baixo Amazonas serão socializadas informações do banco de dados elaborado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo que denuncia, entre outras questões, o fechamento de escolas do campo na região, as precárias condições de infraestrutura das escolas e a problemática dos contratos temporários dos docentes.

O Baixo Amazonas se integra aos Fóruns que atuam nas demais regiões paraenses: Sul e Sudeste, região Tocantina, Baixo Tocantins, Nordeste paraense, Transamazônica e Xingú. Terá a participação do MPPA, por meio do GT Agrário, e integra o Plano de Atuação das promotorias de justiça Agrária e de Direitos Constitucionais- Saúde e Educação.Sindicatos de trabalhadores rurais e da educação, Casas Familiares Rurais, Secretarias Municipais de Educação (Santarém e Óbidos), Formazon (Grupo de Pesquisa da UFPA- Formação de Professores na Amazônia Paraense), Fase Amazônia e outras entidades.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?