Brasil
PUBLICIDADE

Por Ludmilla de Lima

Se no Brasil cerca de 90% dos jovens conseguissem concluir o ensino médio até os 24 anos, como no Chile, o país ganharia (ou pouparia) R$ 135 bilhões por ano. Esse é o custo anual calculado sobre os 40% dos brasileiros nessa faixa etária que ficam pelo caminho na educação básica — percentual acima também de países como México, Costa Rica e Colômbia. Os dados fazem parte do estudo “Combate à evasão no ensino médio — desafios e oportunidades”, elaborado pela Firjan Sesi, que reúne dados oficiais, como do IBGE e PNUD, e do economista Ricardo Paes de Barros para traçar um diagnóstico e também propor soluções. No Brasil, a evasão é vista como uma “tragédia silenciosa”, que aprofunda as desigualdades sociais: enquanto entre os alunos do quinto mais pobre apenas 46% terminam o ensino médio até os 24 anos, a taxa dos estudantes do quinto mais rico é de 94%.

As consequências são nefastas para os que não conseguem chegar ao final dessa etapa, e vão desde remunerações em média 25% menores a uma expectativa de vida de três anos a menos. O levantamento aponta ainda que, para além dos prejuízos individuais, todo o país paga um preço alto por essa situação.

— A cada dez jovens brasileiros, apenas seis concluem o ensino médio. O restante tem suas vidas indefinidas, sem uma base sólida de educação para exercer sua cidadania e ter uma análise crítica para fazer suas escolhas e conseguir se movimentar em meio a mudanças constantes no mundo do trabalho. A eles, falta uma qualificação adequada para uma colação melhor no mercado. São vidas comprometidas, que geram um custo econômico e social — afirma Andrea Marinho, consultora de educação Firjan Sesi e responsável pela pesquisa, acrescentando. — A cada ano, 500 mil jovens maiores de 16 abandonam a escola no Brasil. Isso é muito grave, uma tragédia silenciosa, porque perpetua as desigualdades.

O trabalho da Firjan Sesi, que tem parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, aponta que a evasão pode ser fruto de uma combinação de fatores, como repetência, distorção entre idade e série, falta de engajamento escolar, dificuldades econômicas e ausência de projeto de vida.

— Atrair e reter mais alunos no ensino médio é urgente. O Brasil está em grande desvantagem em relação a outros países. Temos que avançar, não andar para trás — chama a atenção o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. — A evasão escolar é uma âncora que prende esses jovens em um ambiente de pobreza, os impede de se inserir de forma produtiva no novo mundo do trabalho e afunda o Brasil. Precisamos encarar a solução para esse problema como prioridade.

Evasão de alunos do ensino brasileiro — Foto: Editoria de Arte/Pesquisa Firjan Sesi
Evasão de alunos do ensino brasileiro — Foto: Editoria de Arte/Pesquisa Firjan Sesi

O estudo da Firjan Sesi terá continuidade e inclui criar um site com todos o repertório de práticas, políticas e programas que podem servir como modelos e inspirações e elaborar cinco cadernos também com esse material, que será levado para gestores da educação pública de todo o país. Em agosto, será feito um seminário com secretários de educação.

Modelos mais atraentes

Aluno do segundo ano do ensino médio, Roger Borges, de 18 anos, é exemplo de como uma escola com infraestrutura pode fazer diferença no interesse de um jovem pela sala de aula. Ex-aluno de uma colégio estadual em Niterói, ele chegou a repetir o 8º ano, quando praticamente não contou com professor de português.

— Eu queria mudar de colégio, não tinha mais motivação para estudar — conta ele, que, ao avançar para o ensino médio, passou, com bolsa, para unidade Maracanã da Escola Firjan SESI.

Hoje é campão de robótica e fã de química: tanto que tentará faculdade de Engenharia de Alimentos. Roger estuda em tempo integral, e nos finais de semana, trabalha com frango assado.

— No meu antigo colégio, que embora fosse bom, não havia laboratórios e os professores não tinham tempo para tirar dúvidas — lembra.

Entre as boas práticas identificadas pela pesquisa para evitar que alunos abandonem as salas de aula, está o programa Pathways to Education, do Canadá. Ele oferece, além de auxílio financeiro mensal, suporte para projeto de vida e para o avanço na aprendizagem. O projeto canadense é classificado como um incentivo à permanência e ao retorno à escola, um dos cinco pilares estabelecidos pela equipe do estudo da Firjan Sesi para reduzir a evasão. No pilar transição para o mundo do trabalho, um exemplo é o Programa de Emprego de Jovens de Verão (SYEP), que, em Nova York, conecta jovens entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade com experiências profissionais remuneradas e oportunidades de exploração de carreira.

Custos da evasão do ensino para a sociedade brasileira — Foto: Editoria de Arte/Pesquisa Firjan Sesi
Custos da evasão do ensino para a sociedade brasileira — Foto: Editoria de Arte/Pesquisa Firjan Sesi

Em se tratando de apoios à aprendizagem, Chicago, também nos EUA, tem boas experiências, como o Programa Saga Education, que disponibiliza tutoria intensiva e personalizada com foco em matemática. No pilar ambientes de aprendizagem e inovação curricular, um destaque são as Escolas de Referência de Ensino Médio (Erem), de tempo integral, em Pernambuco. Já sobre apoio à gestão escolar e valorização da formação docente, pesquisadores das Universidades de Harvard e Brown desenvolveram um piloto nos EUA e Inglaterra no qual professores com mais baixo desempenho passaram a contar com apoio de outros mais experientes. A conclusão foi que essa troca culminou em ganhos na aprendizagem nas turmas dos dois grupos de profissionais.

Mais recente Próxima Vivendo no caos: vizinhos da Cracolândia de SP adotam 'toque de recolher' e fazem até 'feira' dentro de prédios
Mais do Globo

Médica disse sentir 'lealdade' e 'gratidão' pela família do presidente: 'Meu único problema foi com o meu ex-companheiro'

Ex que acusa filho de Lula por agressão elogia Janja: 'Pura gentileza'

Instituição alerta que irá encaminhar conteúdos de violência às autoridades competentes

Exército muda normas para redes sociais e vai remover comentários de ódio e político-partidários

Arsenal mantém liderança provisória e Liverpool tropeça mais uma vez

Com um jogo a menos, City depende só de si para ser campeão inglês

Leozinho Bradock, um dos cinco filhos do cantor do Molejo, falou sobre a relação do artista com a família e sobre a importância da fé com a morte do sambista

'Minha espiritualidade é o que está me deixando aqui com essa alegria', diz filho de Anderson Leonardo no velório do pai

O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (28) durante o show do cantor Bruno Rosa, na festa do "Pinhão"; as causas são apuradas

Parte de palco desaba durante show sertanejo e três pessoas ficam feridas em MG

Ação foi resultado da "Operação Infância Perdida" deflagrada pela Polícia Civil

Mulheres são presas por explorarem mão de obra infantil na Barra da Tijuca

O cantor, de 51 anos, realizava tratamento contra câncer inguinal, considerado raro, e estava sob supervisão médica em UTI de hospital. O artista morreu na última sexta-feira

'Nunca mais nos separamos': Xande de Pilares fala da amizade com Anderson Leonardo, do Molejo

A pessoa com o problema não chega ao colapso, mas vive uma exaustão depressiva crônica

Burn on: conheça a nova síndrome, prima do burn out

Meia saiu aos 25 minutos do segundo tempo na derrota para o Botafogo

Arrascaeta será reavaliado amanhã no CT do Flamengo após sentir no clássico