Por Bárbara Marques, g1 Campinas e Região


Sala de aula em escola de Campinas (SP) com as carteiras vazias — Foto: Arthur Menicucci/G1

A taxa de evasão escolar em Campinas (SP) no Ensino Médio supera a média estadual e vem crescendo nos últimos três anos desde a pandemia, segundo dados disponibilizados pelo Censo Escolar de 2023.

O levantamento, realizado em 2023, reúne dados sobre a Educação Básica, dividida entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no Brasil. Em relação à taxa de abandono ou evasão escolar, o Ensino Médio, faixa que compreende os anos finais, tem o maior índice entre as faixas de ensino. Os dados foram divulgados no início deste ano.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) informou que adota medidas para evitar a evasão escolar e que em parceria com outros órgãos como o Ministério Público e o Conselho Tutelar forma redes de apoio para crianças e adolescentes. Veja o texto na íntegra no fim da reportagem.

Em 2022, último ano com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, o índice de evasão escolar no Ensino Médio da metrópole no interior era de 4,1% -- 64% maior que o ano anterior. Já a taxa do Estado de São Paulo era de 3,3%, a mesma de 2021. Confira os dados e o crescimento ano a ano abaixo.

Taxa de evasão escolar no Ensino Médio em Campinas
Índice supera o estadual e cresce ano a ano desde a pandemia
Fonte: Censo Escolar 2023/Ministério da Educação

Taxa de evasão escolar no Ensino Médio

Ano Campinas Estado de São Paulo
2020 0,6% 0,4%
2021 2,5% 3,3%
2022 4,1% 3,3%

Além disso, quando a análise é feita entre as séries do Ensino Médio, dividido entre 1º, 2º e 3º ano, a taxa campineira supera ou se iguala ao índice do Estado de São Paulo em 2022. A cada progressão de série, houve um aumento de evasão; veja abaixo.

Taxa de evasão escolar por série no Ensino Médio em 2022

Série Campinas Estado de São Paulo
1º ano 3,6% 3,0%
2º ano 3,9% 3,6%
3º ano 5,0% 5,0%

O g1 também verificou que houve aumento do índice em todas as séries em Campinas (SP) de 2021 para 2022, com destaque para o 3º ano do Ensino Médio, o último da formação básica, em que a taxa de evasão dobrou de um ano para o outro.

Taxa de evasão escolar por série do Ensino Médio em Campinas

Série 2021 2022
1º ano 2,4% 3,6%
2º ano 2,7% 3,9%
3º ano 2,5% 5,0%
Crescimento da taxa de evasão por série do Ensino Médio em Campinas
Dados do Censo Escolar 2023 mostram que houve aumento do índice em todas as séries de 2021 para 2022
Fonte: Censo Escolar 2023/Ministério da Educação

Perfil dos alunos

Segundo os dados disponibilizados pelo Censo, no último ano de análise, a maioria dos alunos que desistiu de cursar o Ensino Médio em Campinas é composta por homens, pretos ou pardos e que estudam em escola pública.

Em relação ao gênero, a taxa de evasão de homens é de 4,6% contra 3,6% das mulheres. Pretos e pardos são 5,9% contra 3,4% dos alunos que se declaram como brancos e 4,3% que não declararam cor ou raça.

Os dados disponibilizados pelo MEC sobre o perfil dos alunos fazem referência apenas à rede pública; não há dados sobre a rede particular.

O que diz a Secretaria da Educação?

A Prefeitura de Campinas informou ao g1 que não possui escolas municipais de Ensino Médio.

O g1 também pediu um posicionamento para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sobre os índices de evasão escolar em Campinas. Em nota, a Seduc informou que adota medidas para combater a evasão escolar e que as Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste têm parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar e redes de apoio às crianças e adolescentes. Confira o texto na íntegra abaixo.

"Entre as medidas adotadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o combate à evasão escolar destacam-se:

  • A implementação do aplicativo Diário de Classe SP e junto ao painel Aluno Presente, utilizados para registro e acompanhamento diário da frequência dos alunos, que permite a identificação da ausência com mais agilidade;
  • A regulamentação, através de resolução, da obrigatoriedade da realização de ações de Busca Ativa com estudantes que tiverem três faltas consecutivas e não justificadas. A resolução estabelece o acompanhamento individualizado dos alunos e acompanhamento diário da frequência pela unidade escolar e Diretoria de Ensino além do contato e a notificação de pais ou responsáveis;
  • A inserção das plataformas digitais, como o Prepara SP, que fortalece o aprendizado de temas dos vestibulares e a Redação Paulista, que desenvolve a escrita dos estudantes, tornando as aulas mais modernas e atrativas para os estudantes;
  • A reformulação do Ensino Médio, simplificação dos Itinerários Formativos e aumento das horas dedicadas aos estudos de Língua Portuguesa e Matemática.

Além dessas ações, as Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste têm parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar e redes de apoio às crianças e adolescentes".

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!