Política Congresso

Evangélicos reforçam pressão do governo e esvaziam CPI sobre suspeitas no MEC

Bancada procurou parlamentares que haviam assinado lista com o recado de que o apoio à criação da comissão poderia custar votos no segmento religioso
Desgaste. Bolsonaro é citado em áudio do então ministro da Educação Milton Ribeiro como autor de pedido para priorizar demandas encaminhadas por pastores Foto: CRISTIANO MARIZ / Agência O Globo / 05-04-2022
Desgaste. Bolsonaro é citado em áudio do então ministro da Educação Milton Ribeiro como autor de pedido para priorizar demandas encaminhadas por pastores Foto: CRISTIANO MARIZ / Agência O Globo / 05-04-2022

BRASÍLIA — A pressão do governo para evitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado que apure suspeitas de corrupção no Ministério da Educação ganhou o reforço de integrantes da bancada evangélica, aliada da gestão de Jair Bolsonaro. Parlamentares que assinaram a lista foram procurados nos últimos dias por integrantes do grupo com o recado de que o apoio à criação do colegiado para investigar a atuação de pastores lobistas na pasta poderia lhes custar votos no segmento religioso. Dos 81 senadores, ao menos 31 devem se candidatar em outubro.

Veja também: AGU pede que TSE rejeite investigação contra Bolsonaro por escândalo no MEC e diz que menção ao nome dele foi 'indevida'

Um dos que atuaram foi o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), vice-líder do governo no Congresso e ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Em conversas com senadores, ele argumentou que uma CPI do MEC tem o potencial de expor as igrejas por meio de dois pastores que não representam o segmento. Lembrou também da força do eleitorado evangélico no país e que a investigação poderia ganhar tons de intolerância religiosa, o que teria alto custo nas urnas.

Ex-líder da bancada evangélica, Cezinha de Madureira (PSD-SP) Foto: Alan Santos / PR / 16/12/2020
Ex-líder da bancada evangélica, Cezinha de Madureira (PSD-SP) Foto: Alan Santos / PR / 16/12/2020

O foco do colegiado, caso seja instalado, é a atuação dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura , acusados por prefeitos de cobrar propina em troca de facilitar a liberação de verbas do Ministério da Educação . Mesmo sem cargo no governo, os dois religiosos tinham trânsito livre com o ex-ministro Milton Ribeiro, que também é evangélico. Em áudio divulgado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o então titular da pasta afirma que, a pedido de Bolsonaro, priorizava prefeituras cujos pedidos eram intermediados pelos religiosos.

Lembra dele? Vestido de drácula, lobista indiciado pela CPI da Covid participa de aniversário de Jair Renan Bolsonaro

Orçamento secreto: Bolsonaro afirma que pagamento de emendas 'ajuda a acalmar' o Congresso

O atual presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), nega veementemente que haja uma ação orquestrada do grupo para derrubar a CPI. Ele admite, porém, que o eventual apoio ao colegiado vai gerar um ônus eleitoral aos parlamentares.

— Claro que o senador que assinar vai ter desgaste com o segmento. O eleitor evangélico já entendeu que não é justo penalizar todo o segmento por causa do erro de dois ou três pastores. — afirmou o deputado, para quem é a CPI é eleitoreira. — Se eu fosse senador, não assinaria. A Polícia Federal, que tem mais competência para tal, já está investigando. CPI criada a seis meses da eleição só serve para fazer politicagem, atingir a imagem dos evangélicos e, consequentemente, do governo.

Leia: Suspeitas sobre Ciro Nogueira geram desgastes ao governo e incômodo entre militares

Força-tarefa

Como mostrou o GLOBO no sábado, o Palácio do Planalto montou uma força-tarefa para debelar a iniciativa . Na semana passada, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, convocou integrantes do governo e aliados para entrarem em cena, pedindo que eles fizessem contato com os senadores para que tirassem os nomes e convencessem outros a não encampar a ideia de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento da comissão. Para sair do papel, a CPI precisa de ao menos 27 assinaturas.

A iniciativa surtiu efeito e, desde sexta-feira, três retiraram o apoio: Weverton Rocha (PDT-MA), Styvenson Valentin (Podemos-RN) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Uma quarta, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), afirmou que não havia autorizado a inclusão de seu nome na lista.

O GLOBO apurou que Weverton foi um dos que foram procurados pelos evangélicos. Pré-candidato ao governo do Maranhão, o senador participou de evento ao lado do pastor Gilmar em março deste ano, em São Luís, quando enalteceu o trabalho do religioso. O pedetista afirmou na sexta-feira ter pedido para retirar seu nome da CPI, mas não justificou o motivo. Procurado ontem, não respondeu.

Outro que sofreu a mesma pressão foi o senador Otto Alencar (PSD-BA). A ausência do parlamentar na lista foi sentida pela oposição, principalmente por sua atuação ativa na CPI da Covid. Candidato à reeleição neste ano, Otto conta com uma parcela relevante de evangélicos entre seus eleitores. Ele também não quis se manifestar sobre o assunto.

Bela Megale: Deputados querem investigar suspeita de superfaturamento na compra de Viagra para Forças Armadas

— Eles (governo) utilizaram muitas coisas, inclusive a mobilização dos pastores evangélicos para retirar assinaturas — afirmou Randolfe, que espera conseguir outros nomes até amanhã.

Terceira via

Em outra iniciativa para sepultar a CPI, articuladores do Planalto avançaram sobre integrantes de partidos que tentam construir uma candidatura de terceira via com o argumento de que a criação do colegiado serviria de palanque eleitoral para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim de semana, os dois senadores do Podemos que deixaram a lista justificaram a saída com este argumento.

Eleições: Caminhoneiro agitador dos atos do 7 de Setembro, Zé Trovão puxa bancada de alvos do STF na eleição

“Uma CPI tão próxima das eleições acabará em palanque eleitoral”, escreveu Oriovisto, que defende a candidatura presidencial de Sergio Moro (União Brasil).