06/03/2018

Estudos do Inep relacionados ao monitoramento do PNE são destaque em reunião do Fórum Nacional de Educação

Estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) foram apresentados na Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Educação (FNE), em 1º de março, no Ministério da Educação. Além das entidades integrantes do FNE, a reunião contou com a participação dos pesquisadores da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) e da presidente do Inep, Maria Inês Fini.

A Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, incumbiu o Inep de publicar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas do plano a cada dois anos, ao longo do período de vigência do plano. Esses estudos e relatórios de monitoramento bienais são desenvolvidos e publicados pela Dired, responsável por outros estudos e textos para discussão.

Durante a reunião, o Inep apresentou estudos sobre acesso e conclusão da Educação Básica, tratando das metas de universalização da Educação Básica no PNE; escolarização, educação de jovens e adultos e desigualdades no Brasil; educação profissional e tecnológica; indicadores de monitoramento da educação em tempo integral e uma proposta de indicadores complementares ao monitoramento da Meta 12 do PNE, que trata do acesso à Educação Superior. Também foram apresentados estudos sobre equiparação do rendimento médio dos profissionais do magistério da Educação Básica ao dos demais profissionais e uma proposta metodológica de indicadores de monitoramento do gasto público em educação no PNE.

Assessoria de Comunicação Social - INEP (05.03.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×