Por g1 PE e TV Globo


Mais de 580 mil estudantes voltam às aulas presenciais nas escolas estaduais de Pernambuco

Mais de 580 mil estudantes voltam às aulas presenciais nas escolas estaduais de Pernambuco

Estudantes voltam às aulas presenciais, nesta quinta-feira (3), nas 1.052 escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), no primeiro momento, um trabalho de acolhida e orientação. A rede conta com cerca de 580 mil alunos (veja vídeo acima).

O retorno às aulas ocorre um dia depois que o estado registrou recorde no número de confirmações de casos de Covid em um dia. Foram, na quarta-feira (2), 7.806 novas infecções. De acordo com o governo do estado, não é necessária a apresentação de passaporte vacinal para ir às aulas.

No entanto, a SEE informou que acompanha diariamente, junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES), o ritmo de imunização dos estudantes em todo o estado. Todas as unidades, segundo a pasta, estão seguindo protocolos de prevenção à Covid, como higienização e uso obrigatório de máscara.

Alunos voltam a aulas presenciais em escola estadual no Recife, nesta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM:

A estudante Letícia Beatriz, de 14 anos, estudava na Escola Claudino Leal, em Olinda, e decidiu cursar o ensino médio na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, na região central do Recife. Na unidade, o ensino é integral, em que os estudantes chegam pela manhã e saem no fim da tarde.

"Estou nervosa porque não conheço ninguém, a escola é nova. Mas estou animada", disse.

A mãe dela, Eline Faustino, estava mais emocionada que a filha para a volta às aulas. É a primeira vez que a garota frequenta uma escola fora do bairro em que mora, em Cidade Tabajara.

"Ela sempre estudou na mesma escola, do primeiro ao nono ano, no mesmo bairro. Agora é que está vindo para a cidade, para o centro, e fica meio insegura, tem a volta para a casa e também porque é integral, o dia todo. Vai largar às 17h e fica meio insegura", declarou.

Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

No Ginásio Pernambucano, os estudantes têm a opção de fazer um curso técnico durante o ensino médio. As opções na unidade de ensino são de desenvolvimento de sistemas e de multimídia. O aluno Luiz Henrique Rocha, de 14 anos, escolheu cursar o curso de multimídia.

"Estive muito ansioso nesse tempo de férias, em que eu parei para descansar. Me senti meio mal, por não conseguir estudar nas férias, mas temos que tirar nosso tempo. Me sinto ansioso para a volta às aulas porque vou ter um ensino superior ao que tive no ensino fundamental. Quero estudar mais, aprender mais, e conseguir o que eu almejo", declarou.

Protocolos

Segundo o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, a preferência é de que os estudantes voltem às aulas no formato presencial, mas há a opção do ensino remoto. Em 2021, cerca de 92% dos alunos voltaram às salas de aula.

"Tivemos muitos diálogos com a Secretaria de Saúde, com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid, estamos começando com muita tranquilidade e com muita segurança. Os protocolos estão sendo rigidamente seguidos, principalmente o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos", explicou.

O secretário afirmou que os alunos, para saber se podem ter acesso ao ensino remoto, devem entrar em contato com o gestor da escola.

VÍDEOS: mais assistidos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!