Rio

Estudantes simulam ‘banca do tráfico’ em exposição no Pedro II e provocam polêmica

Exposição que marcava despedida de formandos do 3º ano tinha como tema a vida do carioca

Caracterização. Uma aluna posa para foto usando short e maiô e segurando uma réplica de arma
Foto:
Reprodução da internet
Caracterização. Uma aluna posa para foto usando short e maiô e segurando uma réplica de arma Foto: Reprodução da internet

RIO - Era para ser apenas uma exposição de trabalhos escolares para marcar a despedida de formandos do 3º ano do ensino médio, mas uma banca montada por um grupo de alunos da unidade de São Cristóvão do Colégio Pedro II ganhou as redes sociais e vem provocando polêmica. Quatro estudantes da unidade de São Cristóvão, com idade entre 16 e 17 anos, resolveram representar, na última terça-feira, “um dia na favela”, e, para isso, exibiram réplicas de fuzil e metralhadora e confeccionaram material para simular sacos com cocaína e tabletes de maconha. O que os jovens definiram como a realidade de uma comunidade carioca foi apresentado no pátio da escola durante o horário do recreio, das 10h às 10h30m.

Os rapazes se caracterizaram como traficantes, e a única garota do grupo usava um short curto e um maiô decotado. Todos seguravam armas de brinquedo — a dela, dourada, imitava uma submetralhadora. Nos saquinhos colocados sobre a banca, além de cápsulas com pó branco, havia etiquetas como inscrições alusivas às usadas pelo crime organizado e preços. O assunto foi parar nas páginas das redes sociais do tradicional colégio, e até um vídeo gravado com um celular, que mostra os adolescentes exibindo réplicas de fuzis, foi postado.

REITOR DESCARTA PUNIÇÃO

A exposição em homenagem aos formando do Pedro II tinha um tema: “O carioca”. A ideia era mostrar como vivem os moradores do Rio. Entre sambistas, surfistas e cobradores de ônibus, a inusitada caracterização dos quatro jovens atraiu a atenção de grande parte de seus quase 1.300 colegas do ensino médio, que dividem as instalações com 1.400 estudantes do ensino fundamental. Trabalhando há quase quatro anos como reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac confirmou que um grupo “simulou o tráfico drogas”, mas argumentou que os adolescentes apenas representaram a realidade exibida nos noticiários.


Em exposição. Material confeccionado por alunos imita sacos com cocaína e tabletes de maconha
Foto: Reprodução da internet
Em exposição. Material confeccionado por alunos imita sacos com cocaína e tabletes de maconha Foto: Reprodução da internet

— O objetivo era mostrar o carioca. Talvez por influência do cenário atual, de violência urbana, eles entenderam que seria importante trazer essa realidade para a escola. Eles compraram as armas de brinquedo na Saara e usaram farinha de trigo e pacotes embrulhados (para simular embalagens com drogas). A menina mora em comunidade, numa área de risco, e vê isso na porta de casa. É a realidade dela. A escola não pode fechar os olhos para essa situação. Hoje (segunda-feira), logo cedo, identificamos os alunos, e eles se retrataram. Não cabe punição. O nosso papel é de educador — disse o reitor.

De acordo com Halac, o caso ganhou grande repercussão porque grupos de direita, como o Pais Contra Doutrinação e o Movimento Brasil Livre (MBL), exibiram imagens da exposição e criticaram a escola em suas páginas nas redes sociais. Uma das fotos mostra uma aluna com o uniforme do Pedro II posando ao lado da estudante caracterizada como traficante.

— Foi divulgado um vídeo que tenta deturpar a realidade. Sabemos que há pessoas por trás disso, gente que quer prejudicar a reputação do nosso colégio. Não era uma festa na favela, como esses grupos vêm dizendo, nem se trata de apologia às drogas — afirmou o reitor, lembrando uma outra polêmica que envolveu o Pedro II, no ano passado. — Passamos por uma situação parecida no episódio da saia (no ano passado, foi extinta a distinção do uniforme por sexo). Aqui, ensinamos que as pessoas têm que respeitar gênero. Isso incomoda. No caso dos alunos do evento do último dia 5, não vamos expulsá-los. Ficou claro para a direção que não houve dolo.

VEJA O VÍDEO DIVULGADO PELO GRUPO:

 

No site oficial do Pedro II, as opiniões se dividem. Muitas pessoas manifestam orgulhosas por terem estudado no colégio, mas uma representante de uma comissão de pais, que pediu para não ser identificada, afirmou ao GLOBO que, no dia seguinte à exposição, um grupo de responsáveis exigiu da direção “uma providência”.

Uma aluna posa para foto usando short e maiô e segurando uma réplica de arma Foto: Reprodução da Internet
Uma aluna posa para foto usando short e maiô e segurando uma réplica de arma Foto: Reprodução da Internet

— Vários pais acharam um absurdo a postura da escola. A direção tem que promover uma atividade educacional que possa construir cidadãos de bem, e não influenciar os alunos de forma negativa — disse a mãe de um aluno.

O diretor adjunto de ensino médio da unidade São Cristóvão, Reinaldo Pereira dos Santos, que afirmou ser conhecido como linha-dura, contou que o grupo de estudantes envolvidos na polêmica o procurou:

— De um a um, eles se apresentaram e contaram que não tinham a intenção prejudicar a escola. Essa atividade de despedida dos formandos acontece todos os anos e nunca deu problema. Temos um código de ética discente, e entendemos que cabe uma ação pedagógica. Não podemos individualizar condutas. Se nós só reprimirmos, não iremos educar. O importante é conscientizá-los. Eles estavam contando o cotidiano, representando-o de forma teatral.

Segundo Reinado, no dia da exposição, inspetores o avisaram sobre a encenação. Ele disse que as armas de brinquedo e o material usado pelos quatro alunos foram confiscados. Além disso, garantiu que a escola não teve conhecimento prévio do que os estudantes iriam apresentar, por ser uma atividade organizada exclusivamente pela comissão de formandos. Hoje, os pais dos quatro jovens envolvidos na polêmica participarão de uma reunião na escola para discutir o caso.

ESPECIALISTAS ANALISAM O CASO

O professor de Direito Penal da PUC Breno Melaragno, explicou que, na interpretação legal do que ocorreu no Pedro II, pode ter ocorrido um fato análogo a dois delitos: incitação ao crime e apologia a um fato criminoso. No entanto, ele acha que não há motivo para o caso chegar à esfera criminal. Já o pedagogo Luciano Mendes Faria Filho, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmou que o corpo docente do Pedro II deve ficar atento às atividades realizadas dentro do colégio, independentemente de serem ações livres de formandos. Mas ele aprova a atitude da direção de não punir os alunos. O antropólogo Roberto Da Matta também acha que não cabe castigo ao grupo:

— Na minha opinião, a voz da ingenuidade fez com que eles mostrassem a verdade nua e crua. O que eles fizeram sai nos jornais todos os dias. Quando se vê a realidade sem máscaras, choca, mas é a verdade. Devemos nos perguntar: como enfrentar o problema com a sociedade que temos? Talvez, se fosse numa escola de classe média alta, a encenação do carioca seria de médicos, engenheiros, empresários e políticos enchendo seus bolsos com propinas.