Por Jorge Abreu, G1 AP — Macapá


Estudantes estão sem professores de francês e matemática — Foto: Felipe dos Santos/Arquivo Pessoal

Sair mais cedo por falta de professores para dar aulas é uma situação quase diária na escola estadual Raimunda dos Passos Santos, localizada o bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá. Desde o início do ano letivo, os alunos estão sem as disciplinas de matemática e língua francesa. Incomodados com o problema, eles questionam o prejuízo no aprendizado.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que carência de professores surgem em função de aposentadorias, afastamento por doença e nomeações para assumir cargos dentro da própria escola. A pasta destacou que está providenciando o remanejamento de educadores que estão em salas ambientes e em escolas que podem ter a carga horária ajustada dentro da legislação.

Um grupo de alunos chegou a realizar um protesto na quinta-feira (17) após mais um dia sem aulas. Para o estudante Felipe dos Santos, de 18 anos, a falta de explicação sobre o problema preocupa pais e alunos. Ele, que está no terceiro ano do ensino médio, diz estar apreensivo com a formação e o diploma para ingressar em uma faculdade.

“Desde o começo do ano estamos sem professores. A escola não dá explicações aos alunos sobre o que está acontecendo. O que sabemos é apenas que os professores não estão indo para a escola. Os alunos vão estudar, assistem um ou duas aulas e são dispensados”, destacou.

Escola Estadual Raimunda dos Passos fica na Zona Norte de Macapá — Foto: Felipe dos Santos/Arquivo Pessoal

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1