Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por G1 Santarém — PA


Cursinho preparatório para o Enem contou, além do estudo, com músicas ao vivo e muita diversão — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaram a madrugada desta sexta-feira (12) estudando, durante o “Viradão do Enem” em Santarém, no oeste do Pará. O cursinho preparatório iniciou por volta das 9h de quinta-feira (11) e terminou no início desta manhã. Para espantar o sono, teve muita música nos intervalos entre uma disciplina e outra.

Os participantes e os professores foram fantasiados com diferentes temáticas. Carla Soares estava vestida de bruxa. “Eu fiquei pensando qual era a melhor fantasia e a mais simples para vir para essa aula diferente, aproveitar mais e aprender. A bruxinha mostra um lado que também é inteligente e que tem vontade de aprender”, explicou.

As provas do Enem ocorrerão nos dias 4 e 11 de novembro. Na madrugada, foram feitas a revisão de conteúdos de diversas áreas que os professores acreditam que podem cair nas provas.

“Damos dicas do que achamos que pode cair, eles recebem bloquinhos para fazer as anotações e orientamos como eles podem se comportar na hora da prova. Falamos sobre todas as disciplinas, de português a matemática. Todas as ciências básicas e naturais”, ressaltou a professora Alcilene Saraiva.

Além de estudar, o momento serviu para aliviar o estresse e o nervosismo antes da prova. O ‘Viradão” iniciou com apresentação de dança, seguido por revisão de questões sobre a literatura, física, redação e outras matérias.

“Os alunos tiveram uma maratona de estudos muita intensiva, mas fizemos intervalos para eles descansarem. O intuito do “viradão” foi justamente quebrar aquela tensão pré Enem que está pertinho de acontecer, para os deixar mais aliviados”, explicou a coordenadora do cursinho, professora Rosineide Damasceno.

Os alunos passaram a noite animados, com muita diversão. As músicas ao vivo foram de diversos ritmos. Ainda serão feitos culto ecumênico e atividades como “sarau” para incentivar mais ainda os alunos para o Enem. De acordo com Rosineide, o cursinho do ano passado deu certo, pois alunos que participaram passaram para universidades e indicaram outras pessoas.

Veja também

Bom Dia Brasil

China promete lutar até o fim contra tarifas de Trump

Pequim reagiu à ameaça do presidente americano de adotar tarifas adicionais de 50% sobre produtos chineses.

8 de abr de 2025 às 11:49

Próximo Tarifaço: Musk chama assessor de Trump de 'imbecil'
Mais do G1