Por G1 Santarém — PA


Cursinho preparatório para o Enem contou, além do estudo, com músicas ao vivo e muita diversão — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaram a madrugada desta sexta-feira (12) estudando, durante o “Viradão do Enem” em Santarém, no oeste do Pará. O cursinho preparatório iniciou por volta das 9h de quinta-feira (11) e terminou no início desta manhã. Para espantar o sono, teve muita música nos intervalos entre uma disciplina e outra.

Os participantes e os professores foram fantasiados com diferentes temáticas. Carla Soares estava vestida de bruxa. “Eu fiquei pensando qual era a melhor fantasia e a mais simples para vir para essa aula diferente, aproveitar mais e aprender. A bruxinha mostra um lado que também é inteligente e que tem vontade de aprender”, explicou.

As provas do Enem ocorrerão nos dias 4 e 11 de novembro. Na madrugada, foram feitas a revisão de conteúdos de diversas áreas que os professores acreditam que podem cair nas provas.

“Damos dicas do que achamos que pode cair, eles recebem bloquinhos para fazer as anotações e orientamos como eles podem se comportar na hora da prova. Falamos sobre todas as disciplinas, de português a matemática. Todas as ciências básicas e naturais”, ressaltou a professora Alcilene Saraiva.

Além de estudar, o momento serviu para aliviar o estresse e o nervosismo antes da prova. O ‘Viradão” iniciou com apresentação de dança, seguido por revisão de questões sobre a literatura, física, redação e outras matérias.

“Os alunos tiveram uma maratona de estudos muita intensiva, mas fizemos intervalos para eles descansarem. O intuito do “viradão” foi justamente quebrar aquela tensão pré Enem que está pertinho de acontecer, para os deixar mais aliviados”, explicou a coordenadora do cursinho, professora Rosineide Damasceno.

Os alunos passaram a noite animados, com muita diversão. As músicas ao vivo foram de diversos ritmos. Ainda serão feitos culto ecumênico e atividades como “sarau” para incentivar mais ainda os alunos para o Enem. De acordo com Rosineide, o cursinho do ano passado deu certo, pois alunos que participaram passaram para universidades e indicaram outras pessoas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?