Por G1 BA


Alunos reclamam da falta de aula e de transporte escolar no povoado de Pradoso

Alunos reclamam da falta de aula e de transporte escolar no povoado de Pradoso

Os alunos de uma escola da rede estadual, localizada no povoado de Pedrosa, zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, estão sem aulas desde o início do ano por falta de transporte escolar. De acordo com os estudantes, os motoristas do sistema, que atende tanto alunos quanto professores, pararam de trabalhar porque estão com os salários atrasados desde o mês de dezembro do ano passado.

O colégio oferece o ensino médio e possui 8 turmas, com cerca de 30 alunos cada. A maioria dos estudantes mora em povoados vizinhos e, por isso, depende do transporte escolar. Segundo os estudantes, por conta da suspensão do serviço, estes alunos, além de professores, estão impedidos de chegar à instituição de ensino. Apenas estudantes que moram nas proximidades comparecem ao colégio, mas não têm aulas.

"A criança vem aqui para a escola, fica aqui a tarde toda e acaba não tendo aula. E isso prejudica muito. E o aprendizado das crianças como é que fica?", falou o eletricista Edimilson Nascimento, que é pai de um dos alunos da instituição.

Conforme os estudantes, foram oferecidos menos de 30 dias de aula dos cerca de 90 que deveriam ter acontecido desde o início do ano. Por conta disso, os cerca de 300 alunos do colégio estão com o ano letivo comprometido.

"Só teve mesmo acho que uns 30 dias de aula. Tem matéria que a gente teve 4 aulas e outras a gente teve umas 2. A gente ainda não fez nem a primeira unidade", contou o agricultor João Santos.

"Nós queremos que eles paguem os motoristas para trazer a gente e trazer os professores para a gente poder retomar as aulas", completou.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que está adotando providências para regularizar a prestação do serviço. Segudo a secretaria, após a regularização será elaborado um calendário de reposição de aulas para o cumprimento dos 200 dias letivos na escola.

Por falta de transporte para alunos e professores, as salas estão vazias — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Mais do G1

Monitor da Violência

Exclusivo: prisões estão 68% acima da capacidade, com um déficit de 287 mil vagas.

Foto: (Aparecido Gonçalves/G1)

São Paulo

Juiz considerou que Wanderson Brandão não poderia estar nos locais de assalto.

Justiça absolve e solta vendedor que ficou 89 dias preso por engano

São Paulo

Alta foi de 71% entre 2018 e 2019, mas número total de detenções de policiais diminuiu.

Pará

Edward Luz diz ser consultor de associação. Ele tentou impedir fiscalização do Ibama.

Foto: (Reprodução Twitter/edwardluz )

Cooperação internacional

Homem é suspeito de ter matado a mulher em 2013; corpo jamais foi encontrado.

Foto: (Divulgação / Polícia Federal)

Economia

Moeda acumula valorização de quase 9% em relação ao real desde o início do ano.

Dólar sobe mais, fecha a R$ 4,36 e renova recorde

19 de fevereiro, quarta-feira

G1 reúne os principais assuntos de hoje.