Brasil

Estudantes fazem ato em apoio à professora intimada pela polícia por 'conteúdo esquerdista', na BA; vídeo

Alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, fizeram uma mobilização em favor da docente intimada a depor após denúncia de uma colega; educadora foi acusada de 'doutrinação feminista'
Fachada do Colégio Estadual Thales de Azevedo Foto: Reprodução
Fachada do Colégio Estadual Thales de Azevedo Foto: Reprodução

RIO - Alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, Bahia, fizeram um protesto na tarde desta sexta-feira, em apoio à professora de filosofia que foi intimada pela polícia após uma aluna registrar ocorrência alegando que ela ensinava " conteúdo esquerdista " em sala de aula.

Entre os assuntos abordados, estariam questões de gênero, racismo, assédio, machismo e diversidade. A mãe da estudante havia alegado que as aulas possuíam cunho "esquerdista" e "feminista". De acordo com os alunos, em vídeo do ato divulgado nas redes sociais, a professora "foi violada e sofre uma perseguição que confunde ideologia com educação". Veja o vídeo:

- A escola é um ambiente democrático onde nós estudamos e vamos defender os nossos mestres. Enquanto existir democracia, nós estaremos reunidos - gritam os alunos em protesto.

De acordo com a Polícia Civil, a mãe da aluna que realizou a denúncia relatou que a adolescente foi hostilizada na escola e impedida de participar de atividades em grupo, sob consentimento da professora. As pessoas envolvidas no caso estão sendo ouvidas na unidade especializada.

'Don Corleone': Líder de quadrilha assumiu dívidas de navio panamenho para transportar cocaína; veja vídeo

O sindicato disse que seu departamento jurídico foi acionado por um grupo de professores e observou atitudes "inamistosas e de perseguição" por parte de uma estudante contra uma docente de filosofia do colégio Thales de Azevedo.

- A APLB-Sindicato, legítima representante dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação vem a público manifestar toda a sua solidariedade e apoio jurídico aos docentes da Escola Estadual Thales de Azevedo por tentativas de intimidação, coação e pressão psicológica por grupos de extrema direita que tentam cercear a livre expressão e tumultuar aulas e algumas atividades propostas pelos professores e professoras -, disse o sindicato em nota.

Leia: Suspeito de matar ex-namorada grávida no Paraná é preso e nega crime

Reunião com secretário

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu nesta sexta-feira com a professora, o corpo docente e os gestores escolares na unidade escolar. De acordo com a secretaria, a pasta acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que prestará toda a assistência jurídica à educadora e a acompanhará na oitiva. A equipe de psicólogos da SEC também foi colocada à disposição.

A SEC destacou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) assegura o respeito à liberdade e o apreço à tolerância, além de garantir o livre exercício da docência. Disse ainda que os conteúdos ministrados pela professora em sala de aula estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado, acompanhados pela Coordenação Pedagógica da escola.

"A SEC acompanha o caso e manifesta solidariedade à professora e ao corpo docente, bem como reafirma o compromisso com a livre docência, a pluralidade de ideias, o livre debate e a democracia", disse em nota.

Veja a íntegra da nota da escola:

Colégio estadual de Salvador repudiou intimação a professora de filosofia sob alegação de ensinar 'conteúdo esquerdista' Foto: Reprodução
Colégio estadual de Salvador repudiou intimação a professora de filosofia sob alegação de ensinar 'conteúdo esquerdista' Foto: Reprodução