Por g1 MT


Estudantes realizam o primeiro dia de prova em Cuiabá — Foto: Caroline Mesquita/g1

Os estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21), contaram sobre suas expectativas para a prova deste ano. Alguns usaram o período de pandemia para se preparar, já outros tiveram dificuldades para estudar nos últimos dois anos.

Patrick Kenedy Santana, de 27 anos, é biomédico, no entanto, ele afirmou que sonha em fazer medicina desde os 17 anos. O profissional disse que realiza a prova do Enem há alguns anos, mas se sente mais preparado desta vez.

Patrick Kenedy Santana, de 27 anos, é biomédico e sonha em fazer medicina — Foto: Caroline Mesquita/g1

Ele contou que aproveitou o período de isolamento durante a pandemia para se dedicar a cursinhos preparatórios para o exame.

"Este é o primeiro ano que vou fazer o Enem realmente preparado. A pandemia mudou muitas coisas. Acredito que a prova será mais difícil neste ano, pois, conforme o tempo passa, as questões ficam mais complexas, mas espero que minha preparação me ajude. Espero que dê tudo certo", declarou.

Talita dos Santos, de 19 anos, é estudante da zona rural do município — Foto: Caroline Mesquita/g1

Para a estudante de uma escola rural do município, Talita dos Santos, de 19 anos, a preparação foi difícil, mas ela se diz confiante para este ano.

Essa é a terceira vez que Talita realiza a prova. A expectativa é conseguir uma vaga no curso de medicina veterinária.

"Quero fazer medicina veterinária. Estudei para a prova, então espero me sair bem", pontuou.

Lucas Vidal, de 19 anos, realizará a prova como 'teste' para o futuro — Foto: Caroline Mesquita/g1

Lucas Vidal, de 19 anos, realiza a prova pela segunda vez. Ele contou que sonha em fazer ciência aeronáuticas e que a expectativa é entrar para o curso em 2023. Lucas afirmou que nos últimos anos, durante a pandemia, está realizando o Enem como um 'teste', para se preparar para o futuro.

"Vim para pegar uma experiência da prova, porque quero me dedicar mais no ano que vem e depois entrar para o curso", disse.

Mato Grosso tem pouco mais de 70 mil candidatos inscritos para realizar o Enem neste ano. A prova é aplicada em 57 municípios de Mato Grosso, em 183 locais de prova.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!