Por G1 MA — São Luís


Alunos do MA disputam competição nacional de robótica

Alunos do MA disputam competição nacional de robótica

Os estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA-MA) de Santa Inês, a 250 km de São Luís, foram classificados para o Torneio Nacional de Robótica que vai acontecer em dezembro no estado de São Paulo.

A equipe do município de Santa Inês conquistou o 1º e o 2º lugar na categoria “Batalha de Robôs Sumô”, que aconteceu em Codó, a 290 km da capital, e que contou com um time formado por dez alunos do 2º ano do ensino médio.

Na competição é avaliado o desempenho das máquinas que são programadas pelos estudantes para uma determinada função. O professor de física e robótica, Jorge Silva, disse que a competição estimula no cognitivo dos estudantes.

Dez estudantes do 2º ano do ensino médio de Santa Inês vão participar do Torneio Nacional de Robótica em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Mirante

“Os nossos alunos aprendem a programar esses robôs para que eles possam simular situações reais da vida. No caso aqui ele vai simular o resgate de um objeto e o objetivo dele é resgatar esse objeto e trazer até esse local. Isso dentro da competição os nossos alunos vão pontuando e aquela equipe que consegue fazer isso com mais eficiência acaba ganhando a premiação e também a oportunidade de participar de eventos de outros níveis como níveis nacional e passando dessas etapas eles podem ir até para níveis internacionais de competição”, explicou Jorge Silva.

Para a estudante Edna Freire, que conquistou o 2º lugar na categoria “Batalha de Robôs Sumô”, a participação do Maranhão na competição nacional vai colaborar para as suas novas experiências no campo da robótica. “A minha expectativa é que a gente possa ir não só pra ganhar troféus e trazer pra escola, mas que de lá possamos nos basear nos acontecimentos e trazer não só um troféu, mas também experiências porque nós entramos agora e já entramos ganhando e trazendo dois troféus, e isso é muito gratificante”.

De acordo com o professor Carlos Veras, o roteiro de atividades para a preparação para o próximo desafio já está sendo montado. “A partir de agora a gente vai traçar um planejamento, uma grade treinos e que não atrapalhe também. Tem que ver a questão da pandemia, que ainda têm alunos que estão no sistema híbrido. A gente vai montar um sistema para treinar bastante e levar os meninos pra São Paulo pra competir e levar o nome de Santa Inês quem sabe pra fora do país disputando o torneio nacional e internacional de robótica”, finalizou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!