Por G1 PB


Estudantes do IFPB de Cabedelo saíram às ruas para protestar contra o bloqueio da verba no orçamento da instituição — Foto: Walter Paparazzo/G1

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) começaram na segunda-feira (6) protestos nos campi da instituição e nas cidades contra os cortes no orçamento da instituição de ensino médio, técnico e superior. Foram registrados na segunda mobilizações nos campi de João Pessoa, Patos, Monteiro, Picuí, e nesta terça-feira (7) em Cabedelo e Sousa.

Os estudantes protestam contra o corte na verba da instituição federal de ensino que oferece formação de ensino médio, ensino técnico e superior em 22 campi espalhados por todas a regiões da Paraíba. O corte anunciado pelo governo federal vai gerar uma redução de 30% no orçamentos das instituições federais, correspondendo a cerca de R$ 90 milhões bloqueados nas universidades e IF na Paraíba.

O pró-reitor de administração e finanças do IFPB, Pablo Andrey, informou que o maior bloqueio, de aproximadamente 40%, foi observado no “orçamento de custeio”, que envolve despesas com a manutenção do instituto, como pagamento de contas de água, energia, telefone, combustível para os veículos oficiais e de contratos de empregados terceirizados, responsáveis pela limpeza e segurança. O valor total do bloqueio é de cerca de R$ 20 milhões, de acordo com o pró-reitor.

O anúncio dos cortes mobilizaram os estudantes, que são contrários ao contingenciamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta terça-feira, estudantes do IFPB de Cabedelo, na Grande João Pessoa, bloquearam o trecho da BR-230 em caminhada. Segundo a PRF, a mobilização contou com cerca de 100 estudantes e durou cerca de quarenta minutos. O trecho foi liberado por volta das 12h30.

Também nesta terça, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, os estudantes do IFPB bloquearam outro trecho da BR-230.

Na segunda-feira, por sua vez, os estudantes realizaram manifestações dentro dos próprios campi e nas ruas das cidades. João Pessoa, Patos e Picuí tiveram protestos na instituição. Em Monteiro, os estudantes saíram às ruas da cidade com cartazes. Em nenhum dos protestos houve estimativa de público. A mobilização de estudantes dos IFs é nacional, com a estimativa de protestos em cerca de 100 campi pelo país.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!