Por G1 AM


Inscrições para Enem 2018 estão abertas — Foto: Bom Dia Brasil

Estudantes matriculados na última série do Ensino Médio em escolas da rede pública estadual do Amazonas poderão fazer sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano na própria escola em que estuda, segundo a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM).

As inscrições para o Enem deste ano terão início a partir das 10h desta segunda-feira, pelo horário de Brasília e seguirão até às 23h59 do dia 18 de maio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), todos os interessados em fazer as provas, isentos ou não, devem fazer a inscrição.

Poderão participar do Enem ainda estudantes matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio na condição de “treineiros”. Esses estudantes precisam ter menos de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e concluir o Ensino Médio após o ano letivo de 2018. A participação desses alunos é exclusivamente para autoavaliação.

Procedimentos para inscrição

A inscrição do participante deve ser realizada no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. O candidato deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade, bem como deverá criar uma senha.

O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na página do participante; para a consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição; para a obtenção dos resultados individuais via internet; e para a inscrição em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Provas

As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia, acontecerão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Neste ano, será concedido tempo extra para a realização das provas de ciências exatas. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões.

Preparação - Como em todos os anos, a SEDUC disponibiliza aos estudantes que farão as provas do Enem e também do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma preparação, que inclui “aulões de reforço”, simulados, entre outras atividades até a data programada para a realização das provas.

Calendário Enem 2018

  • Inscrições – 7 a 18 de maio
  • Solicitação de atendimento pelo nome social – 28 de maio a 3 de junho
  • Confirmação do local de prova – outubro
  • Aplicação das provas – 4 e 11 de novembro
  • Divulgação dos resultados – janeiro de 2019

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você