Por José Marcelo* e Andrê Nascimento, G1 PI


Estudantes fizeram manifestações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Parque da Cidadania em Teresina — Foto: José Marcelo/G1

Alunos e professores de uma escola estadual da Zona Sudeste de Teresina fizeram diversos atos em homenagem às mulheres nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os estudantes fizeram manifestação na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina, e ofereceram serviços de saúde e palestras de conscientização no Parque da Cidadania.

As atividades fazem parte do projeto “Didácio Arte”, realizado pelo Centro de Ensino Médio em Tempo Integral (CEMTI) Didácio Silva, localizado na Zona Sudeste de Teresina. Com a participação de todos os quase 700 alunos da escola, o projeto é realizado anualmente e em 2019 teve como tema “Mulher: mãe da humanidade”.

Durante a manhã desta sexta, os estudantes realizaram uma manifestação e distribuíram panfletos no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, no Centro de Teresina. Os alunos realizaram apresentações artísticas, recitaram poesias e conversaram com as pessoas no Parque da Cidadania. O 'Didácio Arte' deve durar durante todo o ano letivo de 2019.

Alunos fizeram manifestação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Avenida Frei Serafim, em Teresina — Foto: Reprodução/ TV Clube

“Era um trabalho que há muito tempo vislumbrávamos, e agora mais do que nunca se fez necessário, devido aos índices alarmantes de violência contra a mulher”, explicou o diretor do Cemti, o professor Alberto Machado.

Segundo o diretor, o objetivo é ajudar os alunos a organizarem ações de combate à violência contra a mulher, e assim fazer com que os próprios estudantes se conscientizem. “Nossos alunos são os homens do futuro, que poderão tratar melhor as mulheres, com respeito e dignidade”, disse o diretor.

Para Luma Buique, de 15 anos, aluna do 2º ano do Cemti Didácio Silva, o trabalho leva cultura e educação para os alunos e para a sociedade. “A mulher não tem o reconhecimento que deveria ter, visto que toda mulher é guerreira, batalhadora, já que ela passa por muitas dificuldades todo dia, assedio nas ruas, abuso sexual, feminicídios, infelizmente”, disse Luma.

Alunos do Centro de Ensino Médio em Tempo Integral (CEMTI) Didácio Silva no Parque da Cidadania, no Centro de Teresina — Foto: José Marcelo/G1

*José Marcelo, estagiário sob supervisão de Andrê Nascimento

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!