Educação

Por G1 PE e TV Globo


Estudantes da rede estadual começam o ano letivo em meio à pandemia

Estudantes da rede estadual começam o ano letivo em meio à pandemia

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Pernambuco voltaram às aulas nesta quinta-feira (4). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 303 mil alunos estão nesse primeiro grupo de retomada, com modelo híbrido de aulas, mesclando as modalidades remota e presencial, devido à pandemia da Covid-19 (veja vídeo acima).

Para a volta presencial, as instituições de ensino precisam cumprir as determinações do protocolo setorial de educação, respeitando orientações sobre distanciamento social, além de medidas de proteção, prevenção e monitoramento. Para os estudantes que retornaram, a expectativa e a ansiedade são grandes.

“Estou com expectativa relativamente alta. Estamos vivendo ainda essa pandemia, e acho que a palavra é adaptação. Neste ano, estaremos preparados. Estou determinada a terminar bem o meu terceiro ano”, disse Giovana, estudante do terceiro ano da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife.

Alunos da Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, em Caruaru, retomaram aulas presenciais nesta quinta-feira (4) — Foto: Reprodução/TV Globo

O retorno presencial é opcional para os estudantes. No caso de alunos com menos de 18 anos de idade, a decisão do retorno presencial cabe aos pais ou responsáveis. As escolas devem manter atividades não-presenciais.

“A vantagem do modelo híbrido é que os pais ou responsáveis irão fazer essa escolha, se eles querem os estudantes apenas no remoto ou no presencial. Temos a plataforma Educa PE, onde acontecem transmissões de aulas online na internet e no Google Classroom, e temos o Conectaí, um pacote de dados para os estudantes acessarem sem gastar seus dados”, disse o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros.

No caso de estudantes, professores e demais profissionais da escola com comorbidades, o retorno presencial não deve acontecer. O protocolo também estabeleceu monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 entre alunos, docentes e outros trabalhadores da área de educação.

Ensinos fundamental e infantil

Secretário de Educação fala sobre retorno das aulas presenciais em Pernambuco

Secretário de Educação fala sobre retorno das aulas presenciais em Pernambuco

Para alunos dos ensinos fundamental e infantil, o retorno gradual das aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais ocorre a partir de 1º de março, um ano depois da suspensão total devido à pandemia (veja vídeo acima). O anúncio foi feito na quarta-feira (3) em pronunciamento transmitido pela internet.

O retorno das aulas acontece em três etapas, uma a cada semana, sendo opcional para os pais que decidirem enviar os filhos às escolas. Confira:

  • 22/02/2021: retorno de servidores e professores para adequação das escolas e capacitação;
  • 1º/03/2021: retorno dos estudantes do 9º, 8º, 7º e 6º ano do ensino fundamental;
  • 08/03/2021: retorno dos estudantes do 5º, 4º, 3º, 2º e 1º ano do ensino fundamental;
  • 15/03/2021: retorno do ensino infantil.

Vídeos mais assistidos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!