Por g1 AM


Gabriela Crescêncio foi aprovada para o curso de Medicina, e Isadora Levinthal, para Direito, na mesma universidade. — Foto: Divulgação

Após quase um ano de preparação para ingresso ao ensino superior, Gabriela Crescêncio, de 17 anos, celebra a aprovação para o curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela é uma das estudante contempladas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado na última quarta-feira (6). Confira dicas dos aprovados.

"Entender a prova e o método de avaliação da banca foi fundamental para minha aprovação", destaca a jovem.

A segunda edição do ano do Sisu utilizou a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos aprovados.

Gabriela, que é aluna do Vetor Centro de Estudos, explica que não sabia como funcionava o Enem e que algumas disciplinas têm pesos diferentes de acordo com o curso escolhido. "Foi necessário entender que não era sobre acertar o máximo de questões possíveis, mas sim traçar uma estratégia em cima da prova. Acredito que isso me fez realmente ser uma combatente à altura", comenta.

Para quem está se preparando para os vestibulares, a dica da mais nova caloura da Ufam é evitar comparações. "Cada pessoa é diferente e o processo não precisa ser doloroso, só precisa dar resultado. Então, se o que o vestibulando estiver fazendo estiver melhorando seus resultados, continue, mas se não tiver, procure testar estratégias mais voltadas para o seu perfil", indica Gabriela.

Aprovada em Direito na Ufam, a estudante Isadora Levinthal, de 18 anos, que estuda no mesmo cursinho, vinha se preparando há três anos para as provas.

Segundo a jovem, o acolhimento dos colegas e, principalmente, suporte dos professores e equipe pedagógica permitiu que ela levasse todo o processo de preparação com maior leveza. "O trabalho de orientação que o curso preparatório me ofereceu desde o primeiro ano ajudou inclusive no controle emocional", avalia.

Para surpresa dela, a vestibulanda ficou sabendo, em meio à divulgação da aprovação para Direito, que também foi aprovada para Medicina na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), pois estava na lista da quarta chamada, divulgada na quinta-feira (7).

Após a divulgação do resultado, os candidatos têm de 13 a 18 de julho para se matricular no curso de ensino superior em que for aceito. A consulta das vagas disponíveis foi aberta em 15 de junho.

Na quarta-feira (6), também começaram as inscrições para a lista de espera do Sisu. Os jovens têm até 18 de julho para manifestar interesse no portal do Acesso Único. Pode se inscrever quem não foi selecionado na chamada regular, em nenhuma das duas primeiras opções de curso.

PSC e UEA

Segundo o coordenador pedagógico do Vetor Centro de Estudos, Albervan Cidrônio, a expectativa agora é a prova da terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Ufam, que acontecerá no domingo, dia 17 de julho.

"Com a proximidade da prova, esse é o momento para continuar resolvendo provas antigas e simulados, porém, sem deixar de lado momentos de descanso e lazer para recarregar as baterias", aconselha o coordenador pedagógico do cursinho, que teve mais de 80 jovens aprovados nesta edição do Sisu.

A classificação final do PSC será feita com base na soma total dos pontos obtidos nas três etapas das provas, por curso, até o limite de vagas oferecidas. O resultado deve sair a partir do dia 15 de agosto.

Ainda em julho, também está previsto para sair o edital do vestibular da UEA. No último certame, a Universidade do Estado do Amazonas ofereceu cerca de 2.300 vagas em mais de 30 cursos.

Vídeos mais assistidos do Amazonas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!