Por AL TV 2ª Edição


Alunos falam que estão perdendo aulas pro falta de transporte escolar em Fexeiras — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Estudantes da zona rural de Fexeiras, no interior de Alagoas, denunciam a falta de transporte escolar no município. Segundo eles, os ônibus estão parados porque não tem condições para trafegar.

Os alunos reclamam que estão faltando aulas porque dos 15 veículos do município, apenas cinco estão fazendo o transporte. De acordo com os moradores, falta ônibus escolar em mais de 10 povoados. A maioria para os estudantes do período da noite.

Um grupo que mora no povoado Peixe e cursa o ensino médio diz que não tem como chegar ao colégio sem o ônibus.

“A gente está quase três meses sem estudar e quando a prefeitura manda o ônibus é só umas duas vezes na semana. Até prova a gente já perdeu”, disse a estudante Isabelle dos Santos.

As irmãs Jaciele e Jaciara Conceição da Silva falam que estão tendo prejuízos por faltar as aulas. “Prejuízo pra mim é perder assunto, explicação de professores e no dia da prova não saber o que fazer.”, contou Jaciara.

A mãe das alunas, Marinita Conceição da Silva, cobra que a prefeitura resolva o problema. “Estuda um dia em uma semana e falta o restante. E assim fica perdendo prova, perdendo o assunto porque a gente não tem como levar todos os dias e ir buscar”, falou.

A Situação dos ônibus escolares de Flexeiras ganhou destaque depois que aconteceu um acidente com um deles. o aro de uma das rodas se soltou e atingiu uma mulher que passava pela calçada. ela morreu na hora.

A promotoria da cidade fez uma avaliação dos ônibus escolares e descobriu pneus carecas. Em um deles, faltavam parafusos nas rodas. O Ministério Público entrou com uma ação civil pública pedindo que o ônibus do acidente fosse retirado de circulação e que os outros passassem por uma vistoria do Detran/AL.

A prefeitura de Flexeiras informou que aguarda a resposta do Detran, para saber que providências devem ser tomadas em relação a adequação do transporte escolar do município, e que haveria também a necessidade de rever o repasse do governo do estado, que seria insuficiente.

Ainda segundo a prefeitura, cinco dos 15 ônibus que fazem o transporte escolar na cidade estão parados por falta de manutenção, e que tem viabilizado aulas extras em dias de sábado para que nenhum aluno seja prejudicado.

O Detran não soube informar se o ofício da prefeitura de Flexeiras já chegou ao órgão, mas disse que todas as informações para a adequação de transportes está disponível no site do Departamento.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1