Por Jornal da Manhã


Alunos estão sem farda desde o começo do ano para frequentar escola em Massaranduba

Alunos estão sem farda desde o começo do ano para frequentar escola em Massaranduba

Pais e alunos da Escola Municipal Primeiro de Maio, no bairro de Massaranduba, em Salvador, denunciam que não há fardamento, material didático e nem livros suficientes para todos os estudantes na unidade de ensino.

A escola está no segundo semestre do ano letivo e o material ainda não foi disponilizado. De acordo com os estudantes, os livros chegam a ser revezados por turma para que os professores possam dar aulas, já que o número de unidades disponíveis é baixo.

"Tem que ficar revezando de sala em sala. No dia em que uma sala dá [aula] de português, a outra dá de matemática, porque não tem muito livro. Não pode levar para casa, porque senão as outras tem que ficar sem", contou Gabriel Batista, de 11 anos, que estuda na unidade de ensino.

Aluna da instituição desde o início deste ano, a estudante Tamires Santana, de 10 anos, conta que, por não ter fardamento, precisa usar as roupas compradas para o lazer dela para frequentar a escola. "Todo dia eu estou gastando minhas roupas para vir para escola. Aí quando chega dia de sábado e domingo eu estou sem roupa para vestir", falou.

Os alunos que vão para a escola com farda são alunos antigos da unidade de ensino, que receberam fardamento em outros anos, ou que pegaram as fardas das escolas onde estudavam antes, como a estudante Elen Eláine, de 12 anos.

"Quando eu cheguei aqui, não tinha farda. Para eu não vir todos os dias sem farda, eu peguei e vim com farda da outra escola", explicou.

A diretoria da instituição não quis se pronunciar. No entanto, funcionários da unidade de ensino informaram que os tamanhos das fardas dos estudantes já foi atualizado e enviaram para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas não sabem quando o fardamento irá chegar.

Em nota, a Smed informou que o fardamento e o kit com mochila e estojo estão em processo de licitação, e que ainda vai escolher a empresa fornecedora. A secretaria informou ainda que estão sendo tomadas medidas para repor os livros que estão faltando, mas ainda não tem um prazo definido para que o material chegue à escola.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1