Por Carolina Brazil, G1 RO


Falta de transporte fluvial ainda atinge seis comunidades ribeirinhas em Porto Velho. — Foto: Oswaldo Forte/ Comus

Cerca de 320 alunos da Escola Municipal Deigmar Moraes de Souza, localizada na área rural de Porto Velho, estão sem aula desde o ano passado. O motivo é a paralisação dos serviços por problemas no transporte aquaviário. Com o atraso, ficam pendentes um bimestre de 2017 e o restante de 2018.

O ano letivo chegou a ser retomado em junho e os estudantes chegaram a ter aula por 10 dias, mas precisou ser paralisado novamente. A suspensão das aulas atinge ao menos 80% de estudantes das seis comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, que dependem do transporte fluvial.

A empresa responsável por fazer o transporte de barco dos alunos segue sendo investigada pela Polícia Federal. Conforme informações de pais e alunos da comunidade de Cujubim Grande (RO), região a pouco mais de 30 quilômetros de Porto Velho, o serviço não vem sendo prestado há meses.

Consultada, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Porto Velho, confirmou que, ao todo, ainda há 20 escolas municipais e estaduais sem aulas. Eles dependem do transporte terrestre e fluvial.

Só no Baixo Madeira, por exemplo, mais de mil estudantes estão sendo prejudicados pela falta do transporte.

Informou, inclusive, que o transporte terrestre já foi normalizado, pois a prefeitura contratou uma empresa para assumir os lotes da empresa Flecha, que está com as contas bloqueadas pela Justiça.

A Semed acionou a Justiça Federal após a empresa não cumprir o prazo acordado em audiência judicial. Ainda cobra uma resposta quanto a situação da Flecha.

Contratos superfaturados

A crise no transporte escolar de Porto Velho teve um novo capítulo com a deflagração da Operação Ciranda, que desaticulou um esquema de superfaturamento em contratos com empresas de transporte escolar fluvial no final de maio.

Após três semanas desde o início da operação, os estudantes de distritos e zona rural de Porto Velho ficaram sem ir às aulas.

A situação contradiz a promessa do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que chegou a afirmar que os estudantes não seriam afetados pelas prisões dos empresários da Flecha Transporte.

Leia nota da Semed na íntegra:

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) todos os alunos das escolas rurais que utilizam o transporte fluvial continuam sem aulas. São 20 escolas ao todo, incluindo Município e Estado, nessa situação.

Grande parte desses alunos utilizam o transporte terrestre e o fluvial. O transporte escolar terrestre já normalizou, pois a prefeitura contratou emergencialmente nova empresa para assumir os lotes que foram dispensados pela empresa Flecha que pediu o distrato amigável do serviço justificando que não tinha condições financeiras para continuar, porém a mesma empresa permanece com o transporte fluvial.

O que ocorre é que as contas da empresa estão bloqueadas pela justiça. A prefeitura já pagou o acordado em audiência judicial, porém devido ao bloqueio até agora a empresa não voltou com o serviço, pois justifica que não tem como pagar funcionários e abastecer as voadeiras.

A empresa Flecha não voltou o atendimento no distrito de Nova Mutum, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia deixando de atender 1413 alunos. O transporte fluvial paralisado em todo o baixo Madeira está desassistindo 1004 alunos.

A Semed já acionou a Justiça Federal após a empresa não cumprir o prazo acordado em audiência judicial. E tem cobrado uma resposta quanto a situação da empresa e buscado orientação do MPE, MPF, Juizado da Infância e Juventude, Conselho de Educação é demais autoridades no assunto para uma solução.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?