Por Jornal Nacional


Sábado é dia de últimos preparativos para quem vai fazer o Enem neste domingo (13)

Sábado é dia de últimos preparativos para quem vai fazer o Enem neste domingo (13)

Para os candidatos ao Enem, o sábado foi um dia de preparação e de tentar controlar a ansiedade

Uma sessão de cinema diferente. No Rio, a plateia neste sábado (12) foi formada por 120 alunos de um colégio particular. Na tela e no microfone, os últimos pontos das provas deste domingo (13) do Enem.

Tem estudante com estratégia definida: "Sempre começo pela redação, porque como eu já tenho tempo definido, consigo organizar bem o tempo para fazer o restante das questões e não me atraso", diz Giovana Mota.

Em Fortaleza, o ginásio de um centro de cultura e esportes do município virou sala de aula, com alunos cheios de ansiedade.

"A gente fica muito nervoso achando que vai dar tudo errado, mas a gente tem que entender que uma nota não define a gente. A gente tem outras tentativas, não é?", comenta Eduarda Rúbia Costa.

Eles são alunos do Academia Enem, um cursinho preparatório promovido pelo município. Oito mil pessoas se inscreveram. A maior parte das aulas foi à distância As deste sábado (12) também foram transmitidas pela internet. Por lá, a tarde de sábado foi de atenção às últimas dicas dos professores.

"Eu não conseguia pagar um cursinho particular. Me inscrevi nesse curtinho e eu estou vindo todo final de semana", contou o estudante Cauã Henrique dos Santos.

Esta é a penúltima aula do cursinho, que começou em maio. Ele é preferencialmente para estudantes matriculados em escolas públicas, mas, ao longo do ano reuniu também muitas pessoas que já concluíram o ensino médio anos atrás e que neste domingo (13) também vão encarar o desafio de fazer as provas do Enem.

Aos 31 anos, Antônio Lucas Martins retomou os estudos e quer concorrer a uma vaga no curso de História. "O que me motiva a estudar é ter essa perspectiva de entrar na faculdade e melhorar a questão financeira da minha família", diz ele.

A dica para aqueles que passaram o dia assistindo as aulas é se preparar de outra forma agora.

"Dormir cedo, procurar uma alimentação leve. A gente sabe que influencia. Fazer a revisão de todo o material, caneta, os lanches que você vai levar", aconselha a coordenadora pedagógica Adriana Magalhães.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1