Por G1 RO


Maria Letícia, Isabela e Alexandre Gravatá explicam como ocorre o resgate de alto risco que o robô percorre pelo trajeto

Maria Letícia, Isabela e Alexandre Gravatá explicam como ocorre o resgate de alto risco que o robô percorre pelo trajeto

Três estudantes de Porto Velho com idades entre 14 e 16 anos conquistaram o prêmio de melhor equipe de um Torneio Internacional de Robôs (ITR). O concurso aconteceu em João Pessoa (PB) nos dias 2 e 3 de junho.

Maria Letícia, Isabela e Alexandre Gravatá são alunos de um colégio particular da capital. Eles conquistaram no ano passado uma vaga para participar do evento internacional em João Pessoa.

“No ano passado participamos da fase estadual no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e conseguimos uma vaga para o nacional que aconteceu no Rio de Janeiro. Conseguimos passar na modalidade de alto risco. E com esse projeto é que fomos para internacional”, conta Maria Letícia.

Alexandre, que também está no último ano do ensino médio, conta que as avaliações do projeto se baseiam como um todo e não apenas no percurso do robô na pista. “Não conta apenas a avaliação do robô, mas o desenvolvimento da equipe, o trabalho como um todo, e também a relação e até a comunicação com os árbitros”, fala Alexandre.

Isabela, a mais nova da turma com 14 anos, fala que tem ganhado experiência a cada competição. “Foi muito bom poder participar da competição internacional. Em cada uma das etapas, desde o ano passado, viemos adquirindo experiência", conta Isabela.

Ao perceber que a competição também incluia acadêmicos da graduação, Alexandre diz não ter ficado preocupado com o nível de competitividade, e percebeu que os torneios não acabarão no ensino médio.

“O que foi uma surpresa para mim foi poder ver que a competição internacional teve participação acadêmica. É muito legal, pois achava que acabaria esse ano a nossa participação, mas não. Ano que vem, estarei na faculdade e posso participar de novo”, diz Alexandre.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1