Rio

Estudantes de origem humilde superam desafios da pandemia e chegam até a universidade

Alunos nota 10 revelam estratégias e compartilham sonhos
Brenda Silva Fernandes, de 18 anos, será a primeira da família a ingressar no ensino superior Foto: Divulgação
Brenda Silva Fernandes, de 18 anos, será a primeira da família a ingressar no ensino superior Foto: Divulgação

RIO — Aprovada em 1º lugar na faculdade de Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brenda Silva Fernandes, de 18 anos, será a primeira da família a ingressar no ensino superior. Criada apenas pela mãe — uma camareira que não chegou a completar a educação básica —, a menina se destacou entre os alunos da rede municipal e ganhou bolsa de estudos em um colégio particular, o que pavimentou sua estrada para o sucesso no Enem. O caminho foi outro para Jean Victor Fernandes Coutinho, de 18 anos. Ao saber que o Colégio Pedro II fecharia por conta da pandemia, o morador de Manguinhos buscou reforço num pré-vestibular social e passou para Medicina na UFRJ.

Leia mais : Mães na pandemia: os medos, as dúvidas e a certeza de sentir o maior amor do mundo

As histórias de superação de Brenda e Jean Victor ganham um brilho especial por causa do difícil momento enfrentado pelos estudantes em todo o Brasil, considerado pela Unesco o país que manteve as escolas fechadas por mais tempo por causa da Covid-19.

— Eu vinha me preparando para o vestibular desde o segundo ano do ensino médio, mas, em 2020, que era o meu terceiro ano, a pandemia veio e atrapalhou tudo. A escola parou — lembra Jean Victor.

O jovem encontrou refúgio no Apis, o pré-vestibular social do curso AZ. A quarentena exigida pela pandemia se tornou a trincheira para os estudos. E nem mesmo as operações policiais tiraram a concentração do rapaz.

Jean Victor Fernandes Coutinho, de 18 anos, vai fazer Medicina na UFRJ Foto: Divulgação
Jean Victor Fernandes Coutinho, de 18 anos, vai fazer Medicina na UFRJ Foto: Divulgação

— Uma noite o Bope ficou bem na porta da minha casa atirando contra bandidos que estavam do outro lado. Os tiros passavam na minha frente — conta.

O desempenho de Jean Victor no Enem superou as expectativas: com 822 pontos na nota final e 960 na redação, ele ficou em primeiro lugar entre os cotistas. O resultado foi comemorado com um bolo comprado pela mãe.

Sonho de ajudar os pais

O objetivo de Jean Victor, agora, é retribuir:

— Eu só espero achar um bom emprego e conseguir comprar uma casa para a minha mãe.

Veja também : Com a ajuda dos quatro filhos, artesã do Complexo do Alemão faz sucesso com cestas para o Dia das Mães

O sonho de dar condições melhores para a mãe também foi o que moveu Brenda Fernandes. Esse foi um dos motivos que levou a jovem a se dedicar ao máximo nos estudos. Seu desempenho chamou a atenção de uma coordenadora da Escola municipal Pio X, onde a jovem estudava. Foi por meio dela que Brenda conheceu o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart).

Aprovada no processo seletivo, Brenda ganhou bolsa de estudos para cursar o ensino médio no colégio pH, onde conseguiu desenvolver ainda mais suas habilidades.

— Sempre gostei muito de estudar, mas no pH percebi que não seria fácil manter as notas. Então, comecei a estudar mais ainda — conta ela.

O esforço se refletiu no resultado do Enem. Afeita às artes, Brenda decidiu estudar Design de Produtos. Acabou passando em 1º lugar para a UFRJ.

Leia mais : Bondinho Pão de Açúcar tem promoção em que ingresso sai a R$ 1, em homenagem ao mês das mães

— Eu já acreditava no meu potencial, por todo o apoio que tive, mas não imaginava que chegaria em primeiro lugar — diz a jovem.

O Instituto Ismart e o programa Gota Social (pré-vestibular social do pH) estão com inscrições abertas.

No caso do Ismart, as inscrições vão até o dia 17 de junho. Podem participar do processo seletivo estudantes que estejam cursando atualmente o 7º ou o 9º ano do ensino fundamental. São mais de 1.200 oportunidades em todo o Brasil para os três projetos da instituição no ano letivo de 2022: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. As inscrições gratuitas podem ser realizadas por meio do site www.ismart.org.br.

Já o programa Gota Social, do pH, recebe inscrições até o dia 14 de maio. São 60 bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. Para participar do processo, é necessário acessar o site www.ph.com.br, enviar a documentação solicitada e escrever uma redação, cujo tema se encontra no formulário disponível no site. O Gota Social é totalmente gratuito e contempla todas as despesas do aluno, incluindo o material didático oferecido, como apostilas e acesso à plataforma de ensino on-line Plurall.

O Apis, do AZ, já preencheu todas as vagas para o curso este ano.