Por Rogério Júnior, g1 MT


Estudante William Ícaro, de 18 anos, faz Enem pela primeira vez neste ano — Foto: Rogério Júnior/ g1 MT

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (20), foi marcado por um ambiente de tranquilidade e pouco movimento no trânsito para chegar a uma universidade particular de Cuiabá, um dos polos com maior número de candidatos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Mato Grosso, mais de 50 mil inscritos eram esperados no Enem. Porém, no primeiro dia, apenas 40.504 apareceram na prova.

Os portões abriram às 11h de Mato Grosso e fecharam ao meio-dia. Às 12h30, a prova começou a ser aplicada em todo o estado.

O estudante William Ícaro, de 18 anos, fez o Enem pela primeira vez.

“Foi uma surpresa no primeiro dia porque foi minha primeira vez na prova. Eu me preparei muito, mas se não der certo, ano que vem estou aí de novo. Escolhi administração porque quero trabalhar como empresário. Eu sei que vai dar certo. E a Copa do Mundo toma conta, mas estou concentrado para a prova”, disse.

Vitor Silva Paixão, de 21 anos, e a irmã Milene Stefani, de 23 anos, realizam o Enem para trocar de universidade — Foto: Rogério Júnior/ g1 MT

Já os irmãos Vitor Silva Paixão, de 21 anos, e Milene Stefani, de 23 anos, são universitários e estão prestando o exame mais uma vez.

“Eu já curso química, mas quero trocar de universidade. Vou fazer uma mobilização para São Paulo, por conta de oportunidades na área que quero trabalhar futuramente”, disse Vitor.

Já Milene expressou tranquilidade e sem tanta expectativa para a prova de exatas deste segundo dia. Ao todo, são 85 questões de múltipla escolha sobre matemática, biologia, química e física.

“Eu espero ir bem, na média. Eu sou mais de humanas e não estou com expectativa tão alta”, contou.

Marta Paula Neves, de 41 anos, acompanha o filho desde cedo no segundo dia do Enem — Foto: Rogério Júnior/ g1 MT

Marta de Paula Neves, de 41 anos, acompanhou o filho até a abertura dos portões pelo segundo dia.

“Vim acompanhar meu filho e estamos aqui desde às 10h30, com meia hora de antecedência. Meu filho se preparou o ano todo para tentar uma vaga em medicina. Estou aguardando ansiosamente”, contou.

Com a nota do Enem, os candidatos podem escolher um curso em instituições federais e particulares, com possibilidade de financiamento estudantil.

Portões abrem para o segundo dia do Enem 2022 — Foto: Rogério Júnior

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!