Por Diário TV 1ª edição


Estudante de Mogi atinge boas notas no Enem e escolhe qual universidade deseja cursar

Estudante de Mogi atinge boas notas no Enem e escolhe qual universidade deseja cursar

O estudante de Mogi das Cruzes Felipe Lintz poderá escolher se irá cursar a faculdade em uma instituição federal ou em uma particular, com direito a bolsa integral. A conquista veio através dos bons resultados que ele obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O estudante tirou nota 700 na média geral e 800 na redação. Pelo Sisu ele já escolheu as universidades onde quer estudar e agora espera a inscrição do Prouni. “Eu quero seguir magistratura. Ou para trabalhar como juiz, ou desembargador. É um preparo que vai ser árduo durante toda a minha graduação. As minhas opções foram a USP, a Federal de Mato Grosso do Sul. A minha prioridade é pelo Prouni.

Aos 22 anos, Felipe sabe que a dedicação aos estudos dá sim resultados. Ele já chegou a cursar um período de geografia na Unesp, depois de dispensar as federais de Uberlândia e do Rio de Janeiro. No auge dos estudos, chegou a estudar mais de 50 horas por semana. “A minha rotina foi bem pesada para conciliar com o trabalho e estudos. Ainda mais trabalhando em comércio, porque não é fácil. Às vezes você não tem um horário fixo para entrar.”

Com a nota do Enem 2017 os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sisu 2018. As inscrições terminam nesta sexta-feira (26) e, pelo Prouni, as inscrições começam no próximo mês.

Enquanto isso, Gisele Jensen está enfrentando uma maratona de vestibulares. A estudante de Mogi das Cruzes está em Campinas prestando a segunda fase da Unicamp. “É uma das melhores notas que eu tirei na minha vida. Eu não estava acreditando e levei para os meus professores darem uma olhada e eles acharam que estava bom. Então, quando a nota veio, eu já esperava que ela viria alta, mas quando eu sai da prova, não pensava assim”, conta.

Assim como muitos jovens e adultos do Alto Tietê ela prestou o Enem. A nota da redação, porém, lhe surpreendeu: 900, que fica muito acima da média, que foi 558, segundo o Ministério da Educação.

Apesar do bom desempenho, Gisele achou difícil o tema da redação Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. “Quando eu vi o tema eu fiquei um pouco preocupada porque é um tema bem limitado. Não era deficiência em geral, era com os surdos. Eu não tinha trabalhado isso especificamente, mas tinha trabalhado o tema de escolas inclusivas. Então eu usei o que eu tinha para fazer esse tema.”

A estudante acredita que suas estratégias de estudo vão ajudar na vaga para a faculdade de arquitetura. “Eu vou tentar USP e, pelo Sisu no meu curso, a redação tem peso 3, diferente das outras que o peso é menor, é 2. Então ir bem na redação aumenta muito a minha nota pelo Sisu”, conta.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1