Por G1 PA — Belém

Para intensificar ainda mais a preparação dos jovens paraenses para o Exame Nacional do Ensino Médio, o projeto Pro Paz Enem se prepara para mais um final de semana de muitos aulões gratuitos pelo Pará. Neste sábado (21) e domingo (22) acontecerão aulas simultâneas em cinco cidades paraenses.

No sábado, os estudantes dos municípios de Santarém, Marabá, Rondon do Pará e Bragança terão essa oportunidade. No domingo será a vez dos estudantes da capital paraense se beneficiarem, uma oportunidade única para os alunos complementarem a formação para o Enem com conteúdo exclusivo, preparado pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Pro Paz.

Para a estudante Amanda Silva, de 17 anos, o aulão foi especial porque trouxe a ela dicas importantes de como resolver as questões da prova. “Achei muito legal porque dicas assim só tinha quem antes podia pagar um cursinho caro. É muito importante que isso chegue gratuitamente a quem precisa”, disse a estudante de escola pública que pretende cursar Enfermagem.

"As aulas são realmente diferenciadas, queremos levar mais do que conteúdo, queremos levar motivação, reascender sonhos, estar perto de quem almeja tanto essa conquista. O Pro Paz Enem está além dos aulões, está nas redes sociais, com conteúdo exclusivo e gratuito para os alunos no site da Fundação Pro Paz e na fanpage do Pro Paz Enem no Facebook. Também estamos encartados no Jornal O Liberal. Estaremos circulando pela capital e pelos municípios do interior com esses aulões até o último momento, pertinho das provas dos dias 5 e 12 de novembro", disse o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittecourt.

Hélio e a filha Amanda estudam lado a lado para o Enem — Foto: Cláudio Santos (Agência Pará)

O comerciário Hélio Pires, de 43 anos, sempre achou que deveria estudar para conseguir melhorar de vida, mas foi graças ao incentivo da filha Daniela Pires, de 17 anos, que ele resolveu tentar o Enem este ano. Os dois estão assistindo aos aulões do Pro Paz Enem em Belém para reforçar os estudos e se ajudarem neste grande desafio.

“Eu sabia que para mudar de vida precisava estudar, mas estou há muito tempo longe da sala de aula e achava que seria muito difícil pagar um cursinho para voltar a estudar. Quando soube desse projeto através da minha filha fiz questão de vir com ela para incentivá-la e para dar esse passo importante”, disse ele, que pretende prestar vestibular para o curso de Física.

“Eu vim para o Pro Paz Enem antes e cheguei toda empolgada em casa, contando para o meu pai, Hoje, vir com ele para as aulas e ajudá-lo a voltar a estudar já é uma vitória”, disse a filha com um sorriso.

A terceira edição do Pro Paz Enem iniciou em junho deste ano, com aulões presenciais aos finais de semana em Belém e no interior do Estado e já atingiu mais de 17 mil alunos. Os aulões já passaram por Belém, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, Curuçá, Abaetetuba, Breves, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Tucuruí e Soure. Dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no mês passado, mostram que o exame teve um pouco mais de 7,6 milhões de inscritos para sua edição de 2017, das quais 321 mil são do Pará.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc) o Pro Paz Enem acontece desde 2015 preparando estudantes da rede pública estadual de ensino para as provas do Enem. Em dois anos de projeto, mais de 23 mil alunos já participaram das aulas, dos quais aproximadamente dois mil ingressaram nas Universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), sem mencionar o acesso em entidades particulares de ensino.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1