Por Mirielly de Castro e Fernanda Silva, Diário TV 1ª Edição


Após incêndio em escola de Suzano, alunos pedem reforma

Após incêndio em escola de Suzano, alunos pedem reforma

Os alunos da Escola Estadual Joviano Satler de Lima, em Suzano, estão preocupados com a situação do prédio. Um incêndio no dia 12 de novembro danificou a unidade. Por isso, eles querem uma reforma completa na escola.

Os estudantes contam que pedem os reparos há anos, já que janelas e banheiros quebrados, por exemplo, são alguns dos problemas de antes da escola pegar fogo.

As reclamações também envolvem o espaço para onde as aulas foram transferidas depois do incêndio. Um espaço lotado de cadeiras, sem carteiras, sem lousa, ou seja, uma estrutura improvisada, longe do conceito sala de aula.

Depois do incêndio alguns alunos do ensino médio, fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram acolhidos no Centro Cultural. “Aqui eles não conseguem dar a matéria do jeito que tem que dar. Não tem quadro, tem que ser várias turmas juntas. Não é viável”, reclama a aluna do EJA Valdirene Aparecida Martins.

Alunos de escola de Suzano pedem reforma em escola que pegou fogo — Foto: Reprodução/ TV Diário

Ainda sem uma reforma ampla, os alunos foram informados que as aulas na unidade serão retomadas na segunda-feira (25). “O diretor mostrou para a gente um papel que diz que eles vieram e está tudo certo. E podemos voltar, mas dá medo de voltar”, afirma a aluna Bárbara Bruna Alves Teixeira.

A Diretoria Regional de Ensino de Suzano informou que as atividades já retornaram na escola nesta sexta-feira (22). Segundo a diretoria, os engenheiros da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) avaliaram a unidade antes da retomada das atividades garantindo a integridade física dos alunos e servidores.

A diretoria destacou que a limpeza da área continua sendo feita e a pintura e manutenção vão começar na próxima semana e todo conteúdo pedagógico perdido vai ser reposto.

A Diretoria Regional se colocou à disposição dos pais e responsáveis pelos alunos para qualquer esclarecimento. A Polícia Civil informou que está investigando o caso e disse que quatro carteiras, dois ventiladores e dois armários ficaram danificados.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!