Por G1 RO


Escola João Bento da Costa, zona sul de Porto Velho. — Foto: Lívia Costa/G1

Estudantes da Escola Estadual João Bento da Costa, em Porto Velho, estão há cinco dias sem merenda escolar na unidade. A confirmação veio de alunos da própria escola e da diretoria da unidade que recebeu a equipe da Rádio CBN Amazônia.

Segundo a diretoria da escola, os estudantes tiveram a última merenda há cerca de cinco dias e as profissionais responsáveis pelo preparo da comida estão no local, mas sem material necessário para preparar a merenda.

A diretoria disse que aguarda uma licitação pelo Conselho Regional de Educação (CRE). O Conselho informou ao G1 que está marcada uma reunião para tratar do assunto na sexta-feira (22,) onde espera que o problema seja resolvido. Porém, informou que não há prazo para retomar os trabalhos de alimentação na escola.

A direção da instituição contou também que a escola tem alimentos no estoque, mas não é o suficiente para atender todos os alunos. Os estudantes estão sendo liberados mais cedo enquanto o problema continua.

Um estudante da Escola João Bento da Costa confirmou o fato e disse que alunos do 3º ano do ensino médio precisam ficar, em alguns dias da semana, após o meio dia e que a falta da merenda acaba comprometendo a produtividade em sala de aula.

Segundo o estudante, para driblar a maratona de quase cinco horas de estudo, alunos estão levando o próprio lanche de casa.

O que diz a lei?

A Lei Nº 11.947/2009 prevê que o Estado forneça alimentação gratuita dentro do ambiente escolar durante o período letivo. Ainda a segundo a lei, a alimentação escolar é um direito dos alunos da educação básica pública obrigatória.

Escola João Bento da Costa

A escola fica no bairro Eldorado, Zona Sul de Porto Velho e é conhecida por ser uma das maiores unidades de ensino público da cidade. São mais de mil estudantes matriculados no ensino médio nos turnos da manhã, tarde e noite.

A escola também é conhecida por aplicar o Projeto Terceirão aos estudantes do 3º ano do ensino médio, modelo que consiste em aulas extras e didáticas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1