Por G1 PA — Belém


Comunidade de Marabá aguarda por mais de dois anos fim de obras

Comunidade de Marabá aguarda por mais de dois anos fim de obras

Moradores de uma localidade na zona rural de Marabá, sudeste do Pará, esperam há mais de dois anos pela conclusão das obras da única escola que atenderia a comunidade. A unidade teria seis salas e estava orçada em quase R$ 1 milhão. A obra começou em 2014 e tinha conclusão prevista para o mês de março de 2015.

A Secretaria de Educação de Marabá alugou um espaço provisório para garantir que os alunos não percam o período letivo. A unidade deveria atender cerca de 100 alunos do assentamento, que fica distante 250 quilômetros da sede do município, mas o local só comporta uma turma.

Improviso

Para não deixar os alunos de outras turmas fora da escola, pais e professores se uniram e construíram no início do ano duas salas de aula de madeira. Como foram feitas com poucos recursos, os locais não oferecem nenhum conforto, faltam janelas e as salas ficam muito quentes.

As mesas e bancos foram feitos pela própria comunidade. Os estudantes compartilham um único banheiro, além das carteiras que são pequenas.

Mesmo com as novas salas foi ncessário juntar algumas turmas. Ainda com falta de espaço, outra turma assiste aula na igreja da comunidade. Na hora da merenda, o refeitório fica na casa de um morador da vila.

A Prefeitura de Marabá informou que a gestão atual implantou um plano de recuperação de escolas no município. E em relação a escola do assentamento Itacaiúnas, disse que já foi assinada a ordem de serviço para que a empresa contratada retome as obras em algumas semanas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1