Por Ítalo Di Lucena, TV Cabo Branco


Alunos de escola municipal, em João Pessoa, criam robô que serve como lixeiro — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Com o objetivo de manter o ambiente escolar sempre limpo, alunos da escola municipal Castro Alves, em João Pessoa, criaram um robô que funciona como lixeiro. A ideia foi dos próprios estudantes que contaram com a ajuda do professor de robótica, disciplina que integra a grade curricular das escolas municipais da capital.

Segundo Emerson Rodrigues, um dos criadores do robô “lixeiro”, foram usados rodas, parafusos, porcas, pilhas e material reciclável na construção. Toda estrutura da máquina é feita de papelão, e conta até com o uso de caixas de pasta de dente. “Necessário utilizar para proteger o meio ambiente”, disse Emerson sobre reutilizar o que se tornaria lixo.

Para a aluna e também criadora do projeto, Ana Paula Ferreira, o robô traz a missão de que “não se deve jogar lixo no chão”. “Sempre tem aquele aluno que joga bolinha de papel pela sala e nunca apanha”, conta a estudante sobre a realidade que mudou com a chegada do novo funcionário. Agora, os alunos aguardam a passagem do robô para fazer a coisa certa: jogar lixo no lixo.

Estudantes criam robô de papelão que mantém escola limpa, em João Pessoa

Estudantes criam robô de papelão que mantém escola limpa, em João Pessoa

Antes de sair pelos corredores da escola, o "robozinho" passa por manutenção, onde peças são coladas e ajustes no sistema são feitos, quando necessário. A máquina foi programada a andar em uma linha identificada no chão e a parar em frente às salas de aulas. Os alunos que tiverem lixo podem abrir a tampa do robô e descartar o material.

Além da proposta ambiental, o professor de robótica Alan Elias garante que os alunos também são beneficiados com a robótica. “Ajuda no desenvolvimento escolar e o interesse é maior nas aulas”. Já para o diretor João Latício, os alunos aprendem não só sobre robótica, como também têm contato com a educação ambiental, higiene e cidadania.

Alunos de escola municipal, em João Pessoa, criam robô que serve como lixeiro — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!