Por Luna Markman, TV Globo


Estudantes do Recife criam projeto para combater fake news sobre vacinas

Estudantes do Recife criam projeto para combater fake news sobre vacinas

O surgimento de casos de sarampo no estado e de notícias sobre as taxas de vacinação chamaram a atenção do estudante Pedro Soares, de 14 anos. Ao começar a pesquisar, o jovem percebeu que boatos faziam vizinhos não se vacinarem. Junto a outros colegas de classe, foi criado um projeto de combate às notícias falsas, as chamadas fake news (veja vídeo acima).

“Eu percebi que fake news, as notícias falsas que circulam pela internet e até no boca a boca, você com seu vizinho, falam muito que a vacina em si faz mal. Como a vacina da gripe, que invés de prevenir, diz que vai fazer você ter gripe ou que se você vacinar, pessoas idosas morrem”, contou o estudante.

O projeto foi cariado na Escola Municipal Octávio Meira Lins, no Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. O primeiro objetivo era evitar que doenças consideradas sob controle, como o sarampo, pudessem voltar. Neste ano, foram confirmados 75 casos da doença no estado.

Vinícius, Pedro e Ana Beatriz criaram juntos um projeto para combater as notícias falsas na área de saúde — Foto: Reprodução/TV Globo

Orientados pela professora Ana Paula Freire, os estudantes Pedro, Ana Beatriz Alves e Vinícius Soares começaram a catalogar o que era notícia sobre vacinação e o que era fake news, além de também a preencher um diário. Depois, foram para as ruas da comunidade Alto Nossa Senhora de Fátima para entrevistar os moradores.

Mais de cem pessoas responderam às perguntas do trio, que buscava entender como as notícias falsas influenciavam as pessoas na hora de tomar vacina. Eles descobriram que mais da metade deixou de se vacinar por causa de boatos.

Com o resultado em mãos, os três começaram a dar palestras para alunos da escola e pais da comunidade. “A gente incentiva eles a tomar vacina, esclarece algumas coisas. Na palestra dos pequenininhos, fizemos um teatro para dizer que eles não precisam ter medo do jaleco”, disse Vinícius.

Alunos de escola municipal do Recife criaram projeto para conscientizar sobre vacinação e combater as notícias falsas na área de saúde — Foto: Reprodução/TV Globo

Ana Beatriz afirmou que as redes sociais contam com muitas notícias falsas. “As pessoas ficam sem entender o que está acontecendo, não sabem como tirar dúvidas. A gente teve essa ideia de mostrar o que é fake news”, relatou a estudante.

Colega de escola do trio, a estudante Suellen Vitória da Silva, de 13 anos, criou coragem para se imunizar contra sarampo depois de ouvir os colegas. “Falei com a minha avó, perguntei se eu tinha alguma vacina e pedi para ir ao posto”, contou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!