Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Estudante cola informações na parede para estudar para o Enem e vestibulares — Foto: Reprodução/TV TEM

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no dia 3 de novembro e, em seguida, começa a maratona de vestibulares. Muitos estudantes têm encontrado métodos diferentes para se prepararem e espantarem a tensão.

A estudante Evelyn Brasil, de 20 anos, por exemplo, resolveu tirar as informações dos livros e colar na parede do quarto. Para ela, a estratégia de olhar para as anotações até fixar na memória é a chance de conquistar uma boa colocação no Enem e cursar a tão sonhada faculdade.

"É uma maneira muito boa de você ver a matéria e colocar o que você entendeu através do jeito que você quiser, através de desenho, por exemplo, da maneira que você se sentir melhor para lembrar", diz.

Agora Evelyn disse que resolveu focar em revisões e exercícios, nada de novo no conteúdo. A rotina de estudos é regrada: são 12 horas por dia e, quando sobra um tempo para o descanso, ela aproveita a companhia do namorado para cantar e desestressar.

Mas as músicas são diferentes. A jovem, que quer fazer faculdade de biologia, agora só canta músicas sobre células de bactérias. O namorado sabe que é preciso ajudar.

"É muito bom apoiar ela nessas questões de estudo, porque é o futuro. Então, não tem como deixar de lado", conta Giovani Cipolari, namorado de Evelyn.

"Vestibular você nunca sabe o que realmente vai ter, principalmente na hora da redação. É muito surpreendente, um assunto que você pode esperar que vai cair não cai e aí cai algo que você nem esperava. Então, tem que estar preparado", orienta a estudante.

Estudantes driblam a tensão no período pré-Enem e vestibulares

Estudantes driblam a tensão no período pré-Enem e vestibulares

Já para o estudante Luiz Felipe Barros da Silva, o primordial na hora do estudo é o silêncio. Só assim ele consegue se concentrar e absorver o máximo de conteúdo.

Este é o terceiro ano em que Luiz Felipe tenta entrar para a faculdade de medicina. Ele estuda nos três períodos: faz cursinho de manhã, revisão em casa à tarde e aula particular à noite. No tempo que sobra, ele estuda também.

"Tenho que levar a minha irmã para as atividades dela, porque ela não dirige. Então, fico estudando no carro, porque senão vou perder muito tempo para voltar e depois ir buscar ela de novo. É tempo perdido, então já leva o livro, fico lá no carro mesmo estudando", conta.

Mas o estudante sabe que também é preciso descansar. Por isso, criou seu próprio método.

"Eu também coloco muitas metas para não ficar cansativo. Eu penso assim: vou dar uma lida nessa matéria e se eu acertar tudo ou errar só um ou dois aí eu posso fazer alguma coisa que eu gosto", finaliza.

Estudante de Sorocaba cria metas para facilitar o estudo — Foto: Reprodução/TV TEM

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!