Por Organização Educacional Farias Brito


Ex-alunos do Ensino Médio, Matheus, Sophia e Sávio foram aprovados no curso de Medicina da UFC. — Foto: Divulgação

De vestibulandos a acadêmicos de Medicina. Eles driblaram o cansaço físico e emocional, venceram os seus próprios medos e obtiveram a aprovação no Ensino Superior. Matheus Zaian, Sophia Martins e Sávio Brilhante, ex-alunos do Colégio Farias Brito, hoje ocupam as cadeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio, os três relembram suas estratégias de prova e dão dicas para os candidatos que desejam uma vaga em cursos de graduação.

Com 831,6 pontos alcançados na última edição do Enem, o sobralense Matheus Zaian, de 19 anos, conquistou o 1º lugar do curso de Medicina. Ele conta que os simulados antes da prova o ajudaram a saber administrar o tempo e a identificar quais habilidades ainda tinha dificuldade. Durante as aulas preparatórias, o caderno servia para o registro de anotações que mais tarde guiavam o seu ciclo de estudos.

“Eu gostava de ir revisando as informações mais relevantes que estavam no caderno. Olhava os conteúdos dados naquela semana e nas outras matérias vistas muito tempo atrás. Aquilo que eu não lembrasse mais, pesquisava e estudava novamente. Isso é muito bom porque você consegue fazer um diagnóstico das coisas que precisam ser revisadas”, aconselha.

Aula na escola, revisão em casa

Sophia Martins, 17, se dividia entre as aulas regulares na escola e o reforço dos conteúdos em casa para não atrasar e nem acumular as matérias. Semanalmente, escrevia textos dissertativos-argumentativos com o objetivo de aprimorar a escrita. Todas as suas redações eram corrigidas por um professor, que apontava os erros da produção e a direcionava para uma produção textual coerente. Outro método de estudo, ela cita, era refazer provas antigas do exame a fim de identificar o perfil dos itens.

Além de ter um plano de estudos, Sophia sugere que o candidato deve buscar o equilíbrio nos dias do Enem. “Tentar se acalmar, ficar o mais tranquilo possível, porque o psicológico conta muito, e pensar que a sua parte foi feita. Não ficar muito tempo em uma questão que você não sabe. Se está nervoso e vir que a resposta não está saindo, é melhor pular e ir para um outro item mais fácil. Depois, quando tiver mais tempo, volta para essa questão mais trabalhosa”, afirma a estudante de Medicina que garantiu 802,3 pontos no Enem 2017.

Biblioteca como espaço de estudo

A rotina de preparação do então pré-universitário Sávio Brilhante, 19, iniciava-se logo cedo, às 7h, quando chegava à biblioteca do colégio para rever as matérias do dia anterior. De 13h às 20h, estava em sala cumprindo a carga horária de aulas do 3º ano. Ao chegar em casa, sempre optou por descansar o corpo e a mente, porque acredita que virar a noite em claro é um hábito prejudicial para quem está nessa etapa de vestibular.

Como dica para os alunos que vão prestar o Enem 2018, ele ressalta a importância de o candidato não negligenciar os itens mais fáceis em detrimento das questões com maior nível de dificuldade. “Como a nota é calculada pela TRI, se você acerta muitas difíceis e acaba errando as fáceis, o sistema interpreta como se você tivesse chutado. Mesmo que ele acerte muitas questões, a nota dele baixa se comparada a outros estudantes”, explica.

Sávio Brilhante também frisa os cuidados básicos que todo vestibulando precisa tomar para evitar surpresas desagradáveis no dia da prova. “Já deixar tudo arrumado um dia antes do Enem, a roupa que vai vestir, o documento de identificação, as canetas pretas, o lanche e a garrafinha de água. Evitar comer alimentos pesados e chegar cedo para não ter correria, porque pode comprometer a sua performance no exame”, pontua o acadêmico do 4º semestre de Medicina.

Organização Educacional Farias Brito
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Professor explica sobre microbiologia e parasitologia, assuntos que podem cair na prova de Ciências da Natureza.

Enem 2018: Revisão de Biologia - Foto: (Farias Brito)

Transmissão das respostas terá comentários dos professores do FB a partir das 19h do domingo, 11, no G1 Ceará.

Farias Brito divulgará gabarito extraoficial do 2º domingo de prova do Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professor explica sobre termoquímica, aplicações no exame e resolve questões.

Revisão Enem 2018: Química - Foto: (Farias Brito)

Professores do SFB adiantam as respostas das provas de Ciências Humanas e Linguagens.

Extraoficial: Gabarito do Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professor Douglas Gomes, do FB, explica a física dos manuais de instrução e resolve questões.

Revisão de Física para o Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professores do Farias Brito comentam as provas

Enem 2018: você pode, você passa! - Foto: (Farias Brito)

Sugerida para você