Educação

Por Priscilla Aguiar, g1 PE

Advogada achou prova de matemática mais técnica e elogiou conteúdos ambientais

Os candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28), avaliaram o conteúdo como fácil, mas disseram que as questões foram trabalhosas. Entre os temas abordados, eles citaram reciclagem, preocupações com a natureza e o meio ambiente, o desastre de Mariana (MG) e também questões econômicas.

A advogada Karina Acioly, de 26 anos, foi a primeira a deixar o local de prova no bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central do Recife. Ela afirmou que está confiante, mas que achou a prova “trabalhosa”, principalmente a de matemática (veja vídeo acima).

LEIA TAMBÉM

“Gostei mais da prova de ciências da natureza, de ciências biológicas, do que da de matemática, que exigiu um pouco mais de atenção e também por ser meu fraco. Eu percebi que na prova de ciências da natureza a presença de preocupações sociais como o meio ambiente e a reciclagem do lixo estavam muito presentes, como nos outros anos também. Agora a de matemática estava um pouco mais técnica”, disse.

Já advogada, ela quer cursar licenciatura em história. “Vai agregar na minha profissão e também por gostar muito da disciplina e por acreditar mais na educação do que em qualquer outro sistema, sobretudo no sistema jurídico”.

Rafael Gabriel Melo, 17 anos, acho a de biologia a mais fácil — Foto: Priscilla Aguiar/g1

O estudante Rafael Gabriel Melo, 17 anos, saiu por volta das 17h. Ele quer cursar engenharia mecânica e achou a prova regular. “A mais fácil para mim foi a de biologia e a mais difícil foi a de química. Na de matemática tinha questão interessante, sobre empresa, mas achei a prova cansativa”, disse.

Maria Clara Gomes Xavier, 17, quer cursar enfermagem. Ela também achou a prova trabalhosa. “Em ciências e suas tecnologias tinha uma questão com uma tabela sobre o aumento da gasolina e a venda de carros elétricos. Também chamou a minha atenção uma questão sobre a flora que falava que algumas espécies de plantas estavam diminuindo”, lembrou.

Maria Clara Gomes Xavier, 17 anos, quer cursar enfermagem e achou o segundo dia do Enem trabalhoso — Foto: Priscilla Aguiar/g1

As provas deste segundo dia englobam matemática, física, química e biologia. Os estudantes começaram a deixar os locais de prova às 15h, mas sem o caderno de questões. A saída com o caderno será liberada às 18h. As provas terminam às 18h30.

VÍDEOS: mais assistidos de Pernambuco nos últimos 7 dias