Por G1 MA — São Luís


Devido à pandemia, a Feira foi realizada de forma online, transmitida pelo Google Meet — Foto: Divulgação

Estudantes de uma escola da rede pública de Penalva, a 127km de São Luís, promoveram na última sexta-feira (11), uma Feira de Ciências com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a Feira foi realizada de forma online, transmitida pelo Google Meet, com a participação de estudantes da 3ª série.

A Feira está na sua 5ª edição e contou com organização dos professores da área de Ciências Naturais e da gestão escolar, sendo realizada pelos estudantes. A escola possui quase 400 alunos e mais de 100 estiveram envolvidos na Feira de Ciências, distribuídos em 13 equipes que apresentaram seus experimentos nas disciplinas de Biologia, Química e Física.

Um dos projetos apresentados propõe a utilização de energia solar para ser utilizada nas embarcações que navegam pelo rio da cidade. A estudante Érica Vitória Lopes Pinheiro, que participou do projeto sobre Energia Sustentável, denominado Energia Solar Fotovoltaica, esclareceu sobre o funcionamento da energia solar para ser utilizada nas embarcações.

“Nós vamos trabalhar com energia solar, uma energia sustentável, barata, que não cria resíduos e não polui. Os pescadores não têm condições de comprar uma placa solar e foi pensando nisso que nós criamos a nossa própria placa. Podemos obter uma placa solar com o que temos em casa, por exemplo, utilizando LED, caixa de papelão e um motorzinho de aparelho de DVD, ou motor de impressora ou ainda outra coisa que pode ser sustentável para o barco. Essa energia será absorvida do sol que fará com que o barco navegue sobre as águas”, destacou.

O professor de Biologia, Francisco Oliveira, ressaltou a importância do projeto e disse que a escola vem trabalhando a ideia da sustentabilidade há três anos consecutivos pela preocupação com o meio ambiente que está sendo afetado diariamente.

“O nosso município é banhado por águas, e nos preocupamos muito com a situação atual. Estamos buscando soluções para o planeta e, diretamente ou indiretamente, Penalva também faz parte dessa situação. Então, nos preocupamos em buscar tecnologias que possam fazer uma modificação na atual situação do nosso planeta, contribuindo com o nosso ambiente, com o nosso município”, expressou o professor de Biologia, Francisco Oliveira.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!