Por TV Bahia


Ensino remoto das escolas públicas da Bahia dificulta preparação de alunos para o Enem

Ensino remoto das escolas públicas da Bahia dificulta preparação de alunos para o Enem

Os alunos da rede pública de ensino da Bahia voltaram às salas de aula há menos de um mês e estão prestes a fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 21 e 28 de novembro. Com as aulas remotas, alguns candidatos relatam dificuldades na preparação para a prova.

É o caso da estudante Kethelen Andrade, de 18 anos, que tem como meta ingressar na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apesar dos esforços, ela diz que não conseguiu absorver o conteúdo, estudando somente em casa.

Com as aulas suspensas desde março de 2019, por causa da pandemia, ela criou a própria rotina de estudos, mas afirma que "não é a mesma coisa".

“É difícil aprender em casa igual ao aluno aprende na sala de aula. Assisto vídeos, faço pesquisa. Uso muito a internet, acesso sites de outras escolas”, detalha.

Estudante monta rotina própria e se prepara para o Enem 2021 na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Às vésperas do Enem, outro aspecto atrapalha os estudos da jovem: a ansiedade “Dá aquele medo, aquele frio na barriga. Aquela sensação de dúvida, ‘será que vou passar ou não vou?’... é complicado”, declarou.

Para tentar diminuir a tensão dos candidatos, o professor Mário Jorge dá uma dica especial para a Redação. “Queria chamar a atenção para a competência que vai avaliar seu repertório sociocultural. É a capacidade que o candidato possui de associar suas ideias a movimentos artísticos e literários. A capacidade de relacionar o que se pensa à história. Quando possível, os dados estatísticos”, disse.

Na Bahia, mais de 444 mil se inscreveram para fazer o Enem em 2020. Este ano, porém, o número gira em torno de 319 mil estudantes, o que equivale a uma queda de 39%, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da avaliações.

Inep registra queda de 39% do número de estudantes inscritos no estado para o Enem este ano — Foto: Phael Fernandes/G1

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você