Por Guilherme Rodrigues, g1 Goiás


Alunos que perderam Enem por motivo justificável fazer reaplicação do exame

Alunos que perderam Enem por motivo justificável fazer reaplicação do exame

O estudante Lucas Dias Costa, de 17 anos, que foi picado por um escorpião durante o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltou para fazer o exame. No dia, ele teve de abandonar a sala e foi encaminhado de ambulância a um hospital de Goiânia.

“Agora estou confiante para fazer a prova de novo. Mantive os estudos e é isso, fazer essa prova”, disse Lucas.

Estudante Lucas Dias Costa, de 17 anos, durante chegada para reaplicação do Enem, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

LEIA TAMBÉM:

O segundo dia de reaplicação do Enem 2021 aconteceu no domingo (16). Nesta prova, os inscritos tiveram que resolver 90 questões de ciências da natureza e matemática. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30; o exame foi encerrado às 18h30.

A reaplicação foi destinada para os que faltaram à edição de 2021 do exame, em novembro, por um motivo justificado, como o diagnóstico de alguma doença infectocontagiosa ou um problema logístico.

Perna de jovem picado por escorpião fica vermelha no local, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução

O incidente aconteceu dentro de uma da sala da escola de artes e arquitetura da PUC, na capital. O adolescente contou que sentiu uma dor leve na perna ao ser picado. Ele quer estudar medicina e tenta uma vaga por meio do Enem.

"Eu olhei no chão e vi um bichinho enrolado, encostei nele com a caneta e era um escorpião", explicou.

A mãe do estudante disse que ficou bastante preocupada no dia, tanto com a saúde, quanto com a perda da prova do filho.

“Na primeira semana nós ficamos muito abalados. Muito tristes mesmo. Corremos atrás de toda a documentação, mas graças a Deus eles autorizaram e agora ele está aqui para cumprir mais essa etapa da vida dele”, disse a mãe.

Outras situações

O estudante Pedro Henrique de Abreu também pôde fazer a reaplicação da prova no domingo. No ano passado, ele estava com sintomas gripais e, devido à pandemia, não teve como realizar o exame. Ele disse que aproveitou esse tempo para estudar mais.

“Respeitando os protocolos sanitários eu decidir fazer a reaplicação. Foi um momento que deu para me preparar um pouco mais e rever alguns conceitos que não tinha estudado na aplicação anterior”, contou.

Outra situação foi a da estudante Laura Martins dos Santos, ela perdeu o dia do exame após faltar energia no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Eu vi que fui realmente prejudicada e pedi a reaplicação. Estava com medo, mas deu certo”, contou.

A reaplicação foi a última oportunidade para que o candidato obtenha nota na edição atual do exame. Com a nota, ele pode pleitear uma vaga em instituições de ensino superior. Os resultados do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro.

Estudante Lucas Dias Costa, de 17 anos, abraça a mãe durante chegada para reaplicação do Enem, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!