Por G1 Rio Preto e Araçatuba


Garrucha calibre 22 foi apreendida por policiais militares com um aluno de 12 anos na manhã desta terça-feira, em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Um estudante de 12 anos foi flagrado nesta terça-feira (20) com uma arma de fogo dentro de uma sala de aula em uma escola no bairro Solo Sagrado, em São José do Rio Preto (SP).

Segundo informações da Polícia Militar, o menino estava com uma garrucha de calibre 22 dentro da mochila. Policiais foram chamados e, ao chegar à Escola Estadual Óscar de Barros Serra Doria, pediram para o estudante ir com os policiais até a sala da direção.

Dentro da sala, os pertences pessoais dele foram vistoriados e um revólver calibre 22, tipo garrucha, foi localizado. Os pais do aluno foram acionados.

Ele contou que recebeu a arma de um amigo, que pulou o muro da unidade de ensino. De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, um adolescente não identificado pela polícia pediu para que o menino guardasse a arma.

Estudante é flagrado com arma escondida em mochila dentro de sala de aula

Estudante é flagrado com arma escondida em mochila dentro de sala de aula

"Por enquanto sabemos que o adolescente guardava uma arma sem munição na mochila e, aparentemente, não havia ameaça do adolescente a qualquer pessoa da escola. Estamos em fase preliminar da investigação e ainda levantando informações sobre o caso", afirma.

Ainda segundo Pelarin, o menino não tem passagem pela Vara da Infância e Juventude. A arma localizada foi apreendida e vai passar por perícia.

O promotor da Vara da Infância e Juventude André Luís de Souza também foi acionado e informou que o menor foi entregue ao responsável e que ele vai responder pela prática de ato infracional de arma.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação disse que a direção da Escola Estadual Doutor Oscar de Barros Serra Doria acionou os responsáveis pelo aluno e a ronda escolar. Informou também que ele foi enviado para a Vara da Infância e Juventude e o caso será investigado também pela polícia.

Educação especial

O promotor disse também que o adolescente tem problemas de saúde mental. Souza afirma que irá fazer uma reunião com a Secretaria de Saúde para ver se o menino pode frequentar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a educação especial.

“O caso é muito grave, a arma não combina em qualquer ambiente, ainda mais em uma escola. Aparentemente não havia ameaça dele com qualquer aluno da escola, mas é muito preocupante porque a escola é um lugar de ensino, educação”, afirma o juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin.

Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1