Educação

Estudante é abordado e algemado por policiais em escola de São Paulo

O caso aconteceu na noite da terça-feira 6, na Escola Estadual Manuel Bandeira, em Perus, zona noroeste da capital

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Um estudante de um colégio de Perus, zona noroeste da cidade de São Paulo, foi alvo de uma abordagem truculenta da Polícia Militar dentro da unidade de ensino.

O vídeo da ação foi publicado pelo jornalista Andre Caramante nas redes sociais. O caso aconteceu na noite da terça-feira 6, na Escola Estadual Manuel Bandeira.

Na gravação, é possível ver o momento em que dois policiais imobilizam o adolescente e o jogam no chão, de bruços. Na sequência, um dos agentes apoia o joelho sobre as costas do estudante, que grita e diz estar sendo sufocado. Enquanto isso, o aluno é algemado e depois conduzido pelos PMs. A ação foi acompanhada de perto por uma policial.

Outros adolescentes presenciaram a abordagem e questionaram a atitude dos agentes.

A reportagem acionou a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública e questionou os motivos da abordagem, além dos possíveis excessos na conduta dos policiais.

Em nota conjunta, as pastas informaram que a Polícia Militar foi chamada pela direção da escola “para retirar um jovem de 17 anos que teria sido flagrado danificando o patrimônio da escola no dia anterior”.

Ainda segundo o comunicado, o jovem foi encaminhado à delegacia, onde foi ouvido com o seu representante legal, e seguiu para casa após a assinatura de um termo de compromisso.

A Secretaria de Educação lamentou o fato, informou ter aberto uma apuração preliminar sobre a conduta da gestão escolar e confirmou que a coordenadora do período noturno da unidade foi afastada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo