Educação

Por TV Gazeta


Estudante do ES vai para Alemanha fazer documentário

Estudante do ES vai para Alemanha fazer documentário

O publicitário e estudante de jornalismo Ramon Luz, nascido em Montanha, Norte do Espírito Santo, é o primeiro capixaba a ganhar uma bolsa para fazer um documentário na Alemanha. A pesquisa vai tratar da integração de jovens refugiados e qual espaço social eles ocupam.

Ramon contou que sempre sonhou em trabalhar com comunicação. Quando terminou o ensino médio, foi morar com uma tia, em Linhares. Em 2016, foi para Vitória e começou a cursar jornalismo numa faculdade particular.

Para crescer na profissão, resolveu aperfeiçoar o inglês e começou a pesquisar como utilizar o idioma fora do Brasil. Então, descobriu a bolsa na Alemanha, em que precisava falar inglês e propor um projeto que tivesse algo com a história da vida dele, além de apoio de uma organização relacionada com o que vai pesquisar.

No final de março, Ramon recebeu uma carta do governo alemão dizendo que, dos 130 projetos brasileiros, ele estava entre os 15. Para o publicitário, já era uma vitória. No final de abril, foi fazer o processo de seleção, em que cerca de 60 pessoas disputando as vagas finais, sendo 10 para cada país.

Ramon, então, conquistou uma das vagas e viaja em junho para a Alemanha. De junho a outubro, vai fazer curso intensivo de alemão e, depois, começa a gravar o documentário em Berlim.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1