Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


Aluno do ensino médio de Mogi é autorizado pela Justiça a se matricular em curso superior

Aluno do ensino médio de Mogi é autorizado pela Justiça a se matricular em curso superior

O estudante do 3º ano do ensino médio de Mogi das Cruzes João Pedro de Oliveira Lopes conseguiu na justiça o direito de iniciar a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistema antes de se formar na escola.

Aos 17 anos, João já sabe que a rotina de quem quer conquistar os sonhos precisa de dedicação. Ele estuda na parte da manhã em uma escola estadual e à noite no curso pré-vestibular, e também fazia estágio no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo à tarde. O espaço intermediário agora é preenchido pela universidade.

“Eu recebi a notícia que eu tinha passado no vestibular em uma quarta-feira, e na quinta-feira eu tinha que entregar os documentos. Como eu já sabia do mandado de segurança, o meu pai conversou com um advogado nosso amigo”, diz.

O advogado Kalleb Smokou conta que o histórico de ter o nome confirmado na lista da instituição, as boas notas no boletim escolar e cursos extracurriculares fundamentaram o mandado de segurança. “Demonstramos que ele tinha a formação cívica, intelectual e moral exigida na lei”, ressaltou.

A Fatec é só o primeiro passo para o João Pedro. Este ano, o estudante vai prestar ainda o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular para duas universidades públicas. Ele pretende cursar engenharia da informação ou computação.

“Eu quero muito abrir uma empresa de tecnologia. Eu acho que uma das coisas que movem o Brasil é a empresa, e eu quero ajudar o Brasil a crescer um pouco”, conta.

Para a mãe de João, Susy de Oliveira Lopes, ele está na fase correta para se dedicar aos estudos. “Eu apoio e cuido. Estou sempre ligando, verificando como que ele está, emocionalmente também”, diz.

João Pedro vai manter também curso pré-vestibular mesmo estando na escola e universidade. — Foto: Reprodução/TV Diário

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!