Por TV Bahia


Veja a história de superação do baiano que passou em 1º lugar para Direito, na UFBA

Veja a história de superação do baiano que passou em 1º lugar para Direito, na UFBA

Com 920 pontos na redação e 702 pontos na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o jovem Lívio Pereira Rodrigues Trindade, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

"Quando eu botei minha nota no primeiro dia, eu vi que estava em primeiro lugar, foi uma surpresa, eu admito. Por sinal, eu até dei um susto nos meus pais que estavam dormindo já. Aí eu dei um grito em casa, acordei todo mundo e eu disse 'eu tô em primeiro lugar'. No outro dia, quando eu estava em primeiro lugar ainda, eu comecei a achar estranho. E no terceiro dia, que é quando fecha o sistema, eu vi que eu estava em primeiro. Aí eu disse 'não acredito'", contou Lívio.

O jovem terminou o ensino médio integrado à educação profissional em 2016, no Colégio Estadual Anísio Teixeira, em Salvador. Sem ter o perfil de impressionar professores, Lívio às vezes precisava de um "puxão" de orelha para estudar.

"Quando eu passava pelo corredor e falava 'Lívio, vai para a sala de aula, Lívio'...Mas um menino bastante carinhoso. É sempre muito gentil com todos nós", disse Verônica Lisboa Ramos, diretora da escola onde Lívio estudou.

Estudante de escola pública passa em primeiro lugar no curso de direito da Ufba — Foto: Reprodução/TV Bahia

O jovem tentou duas vezes o vestibular, mas não passou. Foi aí que ele decidiu deixar de ser um aluno mediano e passou a estudar mais de dez horas por dia em casa e buscava todo tipo de motivação.

"Eu acordava 6h30, tomava café rapidinho, e 7h eu começava minha jornada de estudos. Aí, até o início do ano, até 12 horas, eu parava, almoçava, e enquanto eu almoçava, eu colocava uma vídeo-aula não tão pesada, alguma coisa que eu gostava, uma filosofia, uma aula de história, de alguns professores que eu curtia bastante na internet. E duas horas [14h] eu começava a estudar de novo, que era quando eu só fazia exercício de matemática", conta Lívio.

Na visita à antiga escola, Lívio demonstrou a gratidão aos professores que passaram toda a base do conhecimento para ele. Com a família, o estudante foi conhecer o pavilhão de aulas onde vai estudar os próximos anos.

"Eu fico muito grato e bastante contente e espero a Deus que a portas estejam abertas para ele, e dou um recado realmente para quem está querendo focar nesse sentido. Eu acho que, buscando, lutando, conseguindo, que foi o caso dele, a gente consegue", disse o pai do garoto, Antônio Carlos Trindade.

"Teve essa conduta de família. Tenho um casal, que é ele [Lívio] e Carla, que faz nutrição, e ele agora procurou direito. Para mim é uma alegria imensa. Meus filhos são bênçãos de Deus", disse a mãe, Cristina Pereira.

A faculdade de direito da Ufba está entre as melhores da Bahia. Em 2016, foi a única do estado entre as primeiras colocadas no ranking de aprovações no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. As aulas começam em março e Lívio já tem sonhos ainda maiores. "Com fé em Deus, alcançar meus objetivos, e quem sabe fazer o concurso da magistratura para me tornar um juiz", conta.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1