Por G1 PE


Estudante de 16 anos tira nota máxima em matemática no Enem

Estudante de 16 anos tira nota máxima em matemática no Enem

Um morador do Recife é um dos alunos “nota máxima” em matemática na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aos 16 anos, Eduardo Belian acertou as 44 questões válidas da disciplina, atingindo 975 pontos (veja vídeo acima).

A média-geral do aluno no Enem ficou em 718,8 pontos, o que garantirá a entrada na faculdade pública em engenharia. “Na reta final, cheguei a fazer dois simulados por semana”, afirmou.

Ao contrário de muitos jovens da idade dele, Eduardo não encara a matemática como “bicho papão”. Em um período de pandemia, em que muita gente sofreu impactos negativos com o isolamento, o jovem aproveitou esse período para se dedicar aos números.

“Sempre gostei de matemática mesmo. Pratiquei muito, resolvi muitos problemas e fiz muitos simulados”, disse o jovem, nascido em Olinda. Com pai e irmã engenheiros civis, ele estudou durante toda a vida escolar em unidades particulares.

Nota de Eduardo em matemática está entre as maiores registradas no país, segundo Inep — Foto: Inep/Divulgação

A ligação de Eduardo com os cálculos o levou a entrar em um grupo que disputa olimpíadas de matemática. “No ano passado, ficamos com a medalha de prata no evento nacional de escolas públicas e privadas”, contou.

Para o jovem, fazer boas provas de matemática no Enem também não é uma novidade. No ano anterior, ainda como teste, ele disse ter acertado 43 das 45 questões. “Achei a prova do último Enem bem mais fácil, caiu o nível”, declarou Eduardo.

Para chegar a essa média, Eduardo conta que não foi preciso “se matar” de estudar. Ele passou um período de maior isolamento, no Recife, participando das aulas apenas de forma remota.

Eduardo Belian, de 16 anos, tirou nota máxima em matemática no Enem — Foto: Eduardo Belian/Arquivo pessoal

Quando as atividades foram flexibilizadas, teve condições de ir para a escola ao menos em semanas alternadas.

Outro fator que contribuiu para o bom desempenho em matemática, segundo o rapaz, foi ter amigos que também se destacam na área. “Tenho dois amigos que acertaram 43 questões de matemática este ano”, disse.

Depois de consultar a nota pelo celular, nesta terça (30), Eduardo diz que, agora, é momento para relaxar um pouco. Na segunda (29), mesmo com ansiedade, teve dificuldade para acessar o site do Inep e pegar os dados no primeiro dia de divulgação.

“Vou me inscrever no Sisu [Sistema Unificado de Avaliação] e optar por engenharia na Federal [Universidade Federal de Pernambuco]”, afirmou.

O futuro engenheiro diz que ainda não sabe qual será o seu caminho na profissão. Se vai seguir a área acadêmica ou vai partir para outras experiências. “Ainda tem tempo para pensar nisso. Acho que não farei engenharia civil”, comentou.

Exame

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a avaliação, a nota máxima em matemática em todo o país foi de 975, a mesma de Eduardo.

A nota média em matemática ficou em 520,73, e a mínima, em 327,1. Na comparação com Enem 2019, nota média caiu 2,37 pontos, segundo instituto.

No Enem marcado pela pandemia, mais da metade dos estudantes inscritos deixou de fazer as provas, em Pernambuco. Ao todo, Pernambuco contou com 11.332 salas de prova, localizadas em 84 municípios.

No segundo dia de atividades, o índice de abstenção foi de 52,2%, de acordo com dados divulgados pelo Inep. No primeiro domingo de provas, em 17 de janeiro, o índice de ausência foi de 48,4%.

Enem 2020: correção da questão sobre Harry Potter (163 da prova azul)

Enem 2020: correção da questão sobre Harry Potter (163 da prova azul)

VÍDEOS: Estudantes que brilharam no Enem dão dicas de estudo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!