INGRESSO UNIVERSITÁRIO 2018

Por Lucas Marreiros, G1 PI


Tales Honório dá aulas de reforço durante preparação para o Enem. — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Tales Honório, de 19 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio e dá aulas de reforço durante sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o estudante, ensinar alunos de séries anteriores à dele o ajuda a revisar o conteúdo e ficar afiado em questões que podem cair na prova.

“Dou aula para muitos alunos do oitavo, novo e primeiro ano do ensino médio, isso me ajuda a não esquecer os assuntos que eu vi. Esse é o problema de muitos alunos, chegam no terceiro ano e às vezes alguns conteúdos exigem que a gente saiba assuntos de séries anteriores. Dar aula faz com que eu fique sempre lembrando”, explicou o estudante.

Tales começou a dar aulas no primeiro ano do ensino médio. — Foto: Lucas Marreiros/G1

Tales começou a dar aulas de matemática, química e física para colegas de classe quando ainda estava no primeiro ano do ensino médio. “Alguns alunos da minha sala não estavam entendendo o conteúdo. Antes da prova, eles estavam desesperados e eu sabia, então chamei para estudar comigo. Ensinei e eles gostaram”, disse o estudante.

Depois da primeira aula, Tales não parou mais. “Cheguei a explicar revisão de uma prova em uma sala para quarenta alunos. Tive apoio da escola e isso me motivou a continuar fazendo isso. Quando cheguei no segundo ano, dei aula para uma sala com oitenta alunos”, contou.

“Eu tenho vontade mesmo é de ser professor e começando de agora, quando eu estiver mais velho, já na profissão, terei mais competência”, afirma Tales.

O estudante acredita que herdou o entusiasmo pela docência da família. “Meu avô, meu pai e minha mãe foram professores, meu irmão é professor. Eu acho que está no sangue da família mesmo dar aula”, afirmou.

Tales acredita que ensinar outros estudantes contribui para seu aprendizado. — Foto: Lucas Marreiros/G1

Para Tales, ensinar outros estudantes contribui para seu próprio aprendizado. “Eu não consigo esquecer fórmula nenhuma de física porque teve semana que dei cinco aulas do mesmo assunto”, revelou.

As aulas de reforço acabaram se tornando parte da preparação do estudante para o Enem. "Encontro outras maneiras de resolver algumas questões, porque alguns dos alunos que dou aula, quando têm alguma dificuldade, procuro outras formas de resolver para que eles possam aprender", contou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?