Ingresso Universitário

Por Layza Mourão*, g1 PI


Estudante de Piripiri Esdras Fontenelle, que tirou 980 na redação do Enem 202,1 "só"fez cinco textos durante a preparação para prova — Foto: Reprodução Pessoal

Estudantes em todo Piauí estão comemorando o êxito alcançado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, como é o caso de Esdras Fontenelle, de 19 anos, que atingiu 980 na prova. Diferente de muitos alunos, ele contou ter feito apenas uma média de cinco redações durante o ano de preparação para a prova.

Ao g1, o estudante que é natural de Piripiri, 165 km ao Norte de Teresina, contou como foi a sua preparação para prova e a surpresa que teve ao ver ainda na noite da quarta-feira (9), quando os resultados foram disponíveis.

Esta é a terceira vez que Esdras Fontenelle fez o Enem, visando uma vaga no curso de medicina. Nos anos anteriores, 2019 e 2020, ele fez 960 e 940 respectivamente na prova de redação. Após a frustração por não conquistar a vaga, o estudante resolveu ficar descansando os dois meses após o resultado de 2020, com isso, a preparação para a prova de 2021 começou apenas em julho e com uma metodologia diferente para a prova de redação.

“Eu decidi fazer uma coisa totalmente diferente ‘não vou fazer mais 40 ou 30 redações como fazia no ensino médio ou como 20 redações que fiz no ano de 2020. Resolvi fazer pouquíssimas e focar mais nas áreas que tenho dificuldade”, contou ele.

Esdras explicou que apesar da pouca prática durante o ano, tinha uma estrutura montada em mente e pesquisava sobre assuntos de educação, saúde, segurança, meio ambiente que pudessem ser o tema da prova.

“Ainda estava me preparando, e nesse período, eu só fiz cinco redações, uma pra cada tema: educação, saúde, segurança, meio ambiente, e fiz uma sobre relações de trabalho. Só fiz cinco redações o ano todo, mas eu ainda tinha uma estrutura muito forte na minha cabeça por ter tido uma base boa nos anos anteriores de estudo”, explicou Esdras.

LEIA TAMBÉM

Tema extremamente difícil

Sobre o tema deste ano: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", Esdras contou que ter em mente uma estrutura de redação o ajudou a desenvolver o texto, já que considerou o tema extremamente difícil e precisou recorrer aos textos motivadores para entender mais sobre o assunto. Ele contou também que a opção por não escrever muito no rascunho foi uma estratégia para 'ganhar tempo' durante a prova.

Rascunho da prova de Esdras Fontenelle, estudante de Piripiri que fez 980 na redação do Enem 2021 — Foto: Reprodução Pessoal

“Confesso que escrevi muito pouco, pois achei o tema muito confuso. Assim que peguei a prova e vi o tema, fiquei em choque porque era confuso a frase, e fui para os textos motivadores para clarear minha mente, e eu percebi que era uma coisa totalmente diferente dos outros anos, onde a frase tema já dizia o que queria ser trabalhado e dessa vez, não”, comentou o estudante.

Esdras explicou também como desenvolveu a redação após o direcionamento dado nos textos motivadores.

“Fiz uma síntese dos textos motivadores, o indivíduo era invisível, não tinha um registro civil e a consequência desse problema é a falta de garantia dos direitos civis e constitucionais. Já tinha a introdução na minha cabeça, o argumento 1 era a única coisa que estava me travando, e eu escrevi muito pouco, só fiz umas 6 ou 7 linhas no rascunho. O argumento 2 eu já tinha na cabeça e a conclusão também. Aí eu fiz e confiei pelo menos o 920 vem", contou.

Sobre o resultado, o estudante contou que recebeu com surpresa, pois não esperava uma nota tão alta, chamada de ‘mil quebrado’ nos cursinhos preparatórios.

“Vi a nota ainda na noite de quarta, lá pelas 23h, e eu pulei e gritei, porque jamais esperaria que um corretor me daria 1000 e o outro 960, a nota total é a soma dos dois corretores e dividido por dois. Fiquei em choque, comecei a gritar e agradecer a Deus, porque eu não esperava”, comemorou Esdras.

📲 Siga o g1 Piauí no Instagram e no Twitter.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!