INGRESSO UNIVERSITÁRIO 2018

Por G1 PI


Thiago fará o Enem 2018 como treineiro — Foto: Lorena Linhares/G1

Thiago Lopes, de 15 anos, cursa atualmente o segundo ano do ensino médio em uma escola particular de Campo Maior e vem a Teresina toda semana para acompanhamento na Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA). O estudante, que contou ao G1 que prefere ser chamado de Thiaguinho, está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, como treineiro.

Thiaguinho estuda integralmente em uma escola de Campo Maior e explicou para a equipe do G1 como é sua rotina. “Eu estudo integralmente na escola da minha cidade e lá tem uma preparação especial voltada para o Enem. Eu também tenho simulados do Enem bimestralmente que tem todas as áreas do exame, tudo de acordo com a regra oficial”.

Nos finais de semana, Thiago disse que organiza seu tempo para se preparar para o exame. “No final de semana eu organizo meu tempo, meu espaço e fico ligado nas atualidades, como está a situação do mundo, do Brasil, porque a atualidade é importante também para a redação do Enem”.

Na questão da redação, Thiaguinho também participava de oficinas para ajudar. “Eu tenho laboratório de redação, faço treinamento com os mais variados temas e nos simulados Enem, na matéria de redação, fiz sobre dois temas e tirei 800”.

Thiago e a mãe, Marília Medeiros, que acompanha a rotina do filho — Foto: Lorena Linhares/G1

A mãe de Thiago, Marília Medeiros, contou ao G1 que descobriu que o filho tinha Síndrome de Asperger, que faz parte do espectro do autismo, aos três anos e meio de idade. “Eu via, mas eu não acreditava. Ele era uma criança diferente. Apesar de que ele lia, mas eu não acreditava que ele tinha algo mais que era o autismo. E aí quando começou o colégio, isso me incentivou a procurar especialistas, porque ele era uma criança que não se sentava e aí começou a dar muito trabalho e a médica o diagnosticou com a Síndrome de Asperger”.

Sobre os cursos, Thiaguinho quer optar pelos mais concorridos. “Medicina ou direito. Mas não posso descansar. Tenho que me esforçar, esforçar e dar certo. Consigo passar no curso mais concorrido que puder”.

Thiago também dá dicas sobre o que é importante para o Enem. “O Enem está muito conteudista desde o ano passado e aí ele tem a questão da interdisciplinaridade, questão das atualidades que também são importantes na redação e um monte de coisas que também são importantes não só para a redação como também para as outras matérias”.

Além disso, ele espera que o tema da redação seja algo que tenha a ver com a situação do país. “Os temas que mais podem cobrar são sobre o combate à corrupção, o abastecimento do país, mas são temos relacionados à situação do Brasil”.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1