Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

Por g1 AM


Deputado estadual Tony Medeiros. — Foto: Divulgação/Aleam

Uma estrutura tecnológica da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), que leva aulas para 3,5 mil comunidades rurais do estado, deve ser usada também para cursos de nível superior. A proposta do deputado estadual Tony Medeiros (PSD) tramita na Assembleia Legislativa do estado e ainda não foi aprovada.

A entrevista com o deputado faz parte do projeto Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica (FRAM). Os outros 23 deputados estaduais também serão convidados a participar da série de entrevistas.

A ideia é iniciar um debate sobre o dia a dia da população que vive na região, conscientizando as pessoas em relação ao voto e incentivando a exigirem seus direitos junto aos governantes.

O deputado informou que propôs o projeto "Universidade Rural", que deve utilizar a mesma estrutura do estado que atualmente oferece ensino médio por meio de tecnologia, para que os moradores das comunidades possam ter acesso a cursos de nível superior.

"O que é a "Universidade Rural"? É o aproveitamento dessa estrutura já existente que o nosso caboclo chama de tecnológico. Através dessa mesma estrutura, poder oferecer curso superior para essas comunidades rurais", disse o deputado.

Ainda segundo Medeiros, uma articulação com o governo do estado já foi iniciada para a instalação da "Universidade Rural" no estado.

"Essa estrutura vai ser usada tanto para a graduação, quanto para pós graduação, para aqueles que moram em comunidades mais distantes. Já está viabilizado e, dessa forma, teremos a possibilidade da implementação da 'Universidade Rural'", finalizou o deputado.

Os vídeos mais assistidos do g1 AM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!